Hospital Galileu promove palestra sobre câncer de mama e colo uterino para comunidade do entorno

Como parte da programação da Campanha “Outubro Rosa”, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) levou até a comunidade do entorno nesta semana, uma palestra ministrada pelo enfermeiro da unidade, Gabriel Diniz, que falou sobre sinais, sintomas e prevenção de câncer de mama e colo uterino. A programação ocorreu na Associação Amazônica Evangélica (AME), que fica situada ao lado da unidade hospitalar. Além da palestra, a instituição também ofertou à comunidade, nos dias 19 e 20/10,  exames gratuitos de Prevenção do Câncer de Colo Uterino (PCCU). 

Segundo Edimilsa dos Reis, as informações faladas durante a palestra foram de fundamental importância. “É sempre bom estarmos atualizados no que diz respeito a nossa saúde, nos dias atuais ouvimos falar muito em câncer, mas não procuramos saber de fato o que é, e como podemos evitar”, relata a moradora do conjunto habitacional Jardim América, em Ananindeua, que na oportunidade aproveitou para avisar parentes e amigas sobre a oferta do PCCU no Hospital Galileu, durante esses dois dias. “Nem sempre conseguimos fácil esse exame nos postos, então essa oportunidade é muito boa” diz.

Ação

Desde o início da programação do “Outubro Rosa”, a unidade já realizou palestras internas e externas, abordando a temática “Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero”, além de uma peça de teatro, realizada pelo grupo “Enfermágicos”. No total, a programação já atingiu cerca de 90 pessoas nas palestras, e realizou cerca de 100 exames de PCCU. 

A programação segue até o dia 26/10, quando acontecerá uma palestra ministrada por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o tema: “O Pará unido avançando no diagnóstico precoce do câncer de mama”, com estimativa de público de 40 pessoas (usuários e trabalhadores). E também, o “Dia da Beleza”, que deve contemplar cerca de 60 pessoas.

Unidade 

Hospital Público Estadual Galileu é uma unidade de retaguarda que realiza atendimento médico de baixa e de média complexidades em cardiologia, traumato-ortopedia e clínica médica. É mantido pelo Governo do Estado e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem o certificado da Organização Nacional de Acreditação ONA 1 – Acreditado.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde