IEC se prepara para receber Programa Jovem Aprendiz

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), está se preparando para receber oito novos jovens aprendizes a partir deste mês. Para isso, recebeu a visita da analista da área de Monitoramento e Acompanhamento do Programa de Aprendizagem do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE Rio), Mônica Chagas.

A analista se reuniu com os gestores da entidade que atuarão como orientadores dos jovens para atualizar a legislação do programa e esclarecer possíveis dúvidas. Ela informou que as empresas são responsáveis pela parte prática do aprendizado, enquanto o CIEE cuida da parte teórica, dando noções de cidadania e perfil do mundo corporativo.

“Sempre orientamos que devemos estar atentos aos jovens e procurar manter o diálogo, porque esta geração não tem mais isso em casa. Eles são controlados pelos pais via celular, perderam a relação pessoal, o olho no olho”, afirmou Mônica Chagas.

O contrato é vigente por 11 meses, e as empresas devem obedecer à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que determina a descrição do cargo a ser ocupado pelo colaborador. Os encontros dos gestores com a analista acontecem duas vezes por vigência, uma no início dos contratos e, outra, alguns meses após, para tirar possíveis dúvidas no decorrer do processo e orientar a avaliação dos jovens. O CIEE atualmente tem 10 mil jovens no Estado do Rio de Janeiro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde