Hospital 5 de Outubro celebra dez anos de funcionamento

Nesta quarta-feira, 05/10, o Hospital 5 de Outubro (HCO), situado em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, completará dez anos de existência. A data será comemorada nesta terça-feira, 04/10, com um café da tarde e uma homenagem aos colaboradores que trabalham na unidade desde os primeiros atendimentos.

O motorista Jasser José dos Reis, que atua na unidade desde a sua construção, tem orgulho de fazer parte dessa história. Ele recorda de quando precisava ficar de plantão no hospital porque na época só tinha ambulatório, devido às obras, e os casos de emergência eram transferidos para atendimento no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, que fica a 66 quilômetros de Canaã. “Gosto de dizer que formamos a família 5 de Outubro nesta época”. Ao falar sobre família, o mesmo também lembra, com muito carinho, que conheceu a esposa no trabalho. “Sou muito grato por tudo que conquistei trabalhando nesta instituição. Sinto-me honrado em completar dez anos aqui”, afirma Jasser.

A unidade hospitalar foi fundada pela empresa Vale, em 5 de outubro de 2006, data em que se comemora a emancipação de Canaã dos Carajás e que originou o nome da unidade. O hospital foi projetado para apoiar as operações da Mina Sossego, e posteriormente, para implantação do projeto S11D, que será a maior mina a céu aberto do mundo.

O Hospital 5 de Outubro é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, e atua com base nos princípios de humanização, excelência, e segurança do paciente. Sua gestão de processos ocorre com base em planejamento estratégico e foco na melhoria contínua.

Orgulho de fazer parte

Contente por trabalhar no HCO, a supervisora administrativa Neuzila Farias de Oliveira comenta que quando veio de Porto Trombetas, em Oriximiná, no Pará, para morar em Canaã, devido à transferência do seu marido, ficou feliz em saber que poderia trabalhar novamente em um hospital administrado pela Pró-Saúde. “Quando cheguei aqui, vi que tinha um hospital administrado pela Pró-Saúde. Então, chegando em casa, disse a meu marido que voltaria a trabalhar na instituição”, comenta animada.

Ela também fala sobre as mudanças positivas que tem vivenciado na unidade. “Pude ver um crescimento em relação à aquisição de equipamentos, melhorias nos processos, implantação de protocolos e capacitação dos profissionais. Tenho oito anos dedicados a este hospital. E que venham mais oito, dez, 15 anos, para que continuemos crescendo juntos. Sou muito grata por fazer parte dessa equipe”, diz Neuzila.

Unidade

Por ser o único hospital privado de Canaã, o HCO preza pela qualidade e melhoria contínua dos seus processos para atender seus usuários. Para isto tem implantado o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e protocolos de segurança em cumprimento à Portaria n° 529, de 01/04/2013, e RDC n° 36, de 25/07/2013. Os exames de saúde ocupacional são realizados por profissional capacitado e o laudo é feito por médico especialista.

A humanização do serviço hospitalar é também um princípio bastante trabalhado no HCO, pois o mesmo desenvolve vários projetos para tornar o período de permanência dos usuários na unidade mais agradável e menos estressante, o que torna o atendimento do hospital diferenciado.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde