Hospital Oncológico Infantil realiza ação pelo Dia Mundial da Sepse

Com o slogan: “Pare a Sepse, Salve Vidas”, a campanha internacional do Dia Mundial da Sepse, comemorado no dia 13/9, foi lembrada no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, localizado na Capital do Pará, em uma ação de conscientização e educação juntos aos usuários do serviço e colaboradores assistenciais.

Considerado um problema de saúde pública, a sepse é uma das principais causas de morte em hospitais no Brasil. Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas), são mais de 400 mil casos e cerca de 220 mil mortes todos os anos no Brasil. Para conscientizar os usuários internados no hospital, quanto a importância no cuidado com a sepse, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) visitou todos os leitos e falou sobre o assunto, esclarecendo e tirando dúvidas.

Segundo a enfermeira Gersonita Monteiro, muitos desconheciam o significado de Sepse. “Infelizmente muitos não sabiam do que se tratava, por isso, fizemos questão de ir com todos os usuários, explicar, esclarecer, tirar dúvidas e deixar claro a importância para os principais sintomas da doença”, diz. Durante a visita, a equipe também aproveitou para reforçar a prática de higienização das mãos, que está diretamente ligada com a prevenção de infecção hospitalar.

Sepse

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada. Não que a infecção esteja em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos do paciente, levando-o a morte.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde