Infectologista debate Sepse com colaboradores do Hurso

O dia 13 de setembro é marcado como o Dia Nacional de Sepse e, com essa referência, o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso),em Santa Helena de Goiás (GO), por meio de sua Comissão de Humanização em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), realizou palestra com o tema “Sepse: como atender?”, ministrada pelo médico infectologista do Hurso, Plínio Torres Braga Netto, dirigida aso colaboradores da unidade.  

O especialista iniciou o debate relembrando aos presentes qual o conceito para o termo sepse. “De forma simples. pode ser considerada qualquer manifestação de uma infecção que agrave as condições do organismo”. O palestrante também mostrou como a sepse aparece na história da ciência e medicina, além de apontar como identificá-la e as ações de tratamento.

A enfermeira responsável do SCIH, Max Suelen Santana, afirma que é importante para qualquer pessoa, principalmente aos profissionais de saúde, saber como identificar e reagir com mais eficácia diante de casos de sepse. 'No Hurso, admitimos usuários com sepse e usuários que possuem fatores de risco para desenvolvê-la, assim, precisamos estar atentos aos sinais para detectar e tratar o mais rápido possível, visando a recuperação do paciente, com segurança e qualidade no atendimento', enfatiza a enfermeira. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde