Hospitais gerenciados pela Pró-Saúde recebem o Prêmio Amigo do Meio Ambiente

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), de Mogi das Cruzes (SP), e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), de Santarém (PA), receberam o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA), promovido pelo Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, e entregue nesta quarta-feira (14/09), durante o IX Seminário Hospitais Saudáveis (SHS). O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), de Belém (PA), foi reconhecido com uma menção honrosa.

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é uma das promotoras do evento que acontece até quinta-feira (15/09), no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP). Aguinaldo Correa, diretor Operacional da Pró-Saúde, participou da abertura do seminário.

A 9ª edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente recebeu a inscrição de 112 projetos de hospitais que integram o SUS (Sistema Único de Saúde) e selecionou os 15 melhores. Este é o segundo ano consecutivo que o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é reconhecido pelo prêmio AMA, desta vez com o projeto “Mobilidade Sustentável”, o único que abordou o tema.

Matheus Gomes, diretor Geral do HMCC e Marcello Cusatis, secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, estiveram na cerimônia. O diretor da unidade destacou a importância de receber o Prêmio Amigo do Meio Ambiente. “No ano passado, fomos premiados com o tema ‘Estrutura Sustentável’, já que o hospital foi concebido desta forma e, hoje, recebemos um prêmio que mostra o compromisso do hospital com o tema da sustentabilidade”, explicou.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), de Santarém (PA), recebeu o prêmio pelo projeto “Compostagem e Horta Orgânica”, iniciado em outubro de 2015 na unidade. “O projeto já está na fase de colheita dos hortifrutis. Conseguimos preparar o composto e estamos dando continuidade ao plantio no hospital”, revela Adrea Moreira, gerente de Hotelaria do HRBA, que recebeu o prêmio ao lado de Daniella Mengon, diretora de Enfermagem e presidente do Comitê de Sustentabilidade da unidade.

O hospital também foi reconhecido com uma menção honrosa pelo “Projeto Caracol”, iniciativa de uma colaboradora que utiliza materiais descartáveis para a confecção de jogos pedagógicos voltados às crianças internadas no HRBA. A unidade possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, da Organização Nacional de Acreditação.

 

Reconhecimento

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), de Belém (PA), foi reconhecido com uma menção honrosa pelo Prêmio Amigo do Meio Ambiente por dois projetos desenvolvidos: “Na busca por práticas sustentáveis: a criação do sistema de votação eletrônica para avaliação da reação e treinamentos” e “A utilização de tecnologias leves na recepção de um hospital de referência no Estado do Pará: práticas de empoderamento em educação ambiental”.

Saulo Mengarda, diretor Geral do HPEG, e Sandro Mendes, supervisor administrativo do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade, participaram da abertura do Seminário Hospitais Saudáveis e receberam o certificado de menção honrosa do prêmio AMA. “Estamos sendo pioneiros na região e trazendo uma responsabilidade para o hospital em falar sobre o tema da sustentabilidade. Já somos membros do Hospitais Saudáveis e é a primeira vez que participamos do prêmio, apresentando dois projetos”, afirmou Saulo Mengarda.

 

Prêmio Amigo do Meio Ambiente

A premiação está na nona edição e foi criada pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária, e tem o objetivo de estimular iniciativas sustentáveis nas unidades de todos o País que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde