UPA realiza ação social para comunidade de Valéria (BA)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Valéria, em Salvador (BA), promoveu, no dia 21/8, uma ação social com o tema “A UPA na Comunidade”. O evento aconteceu na Igreja Católica Ortodoxa de Valéria e contou com a participação de cerca de 15 pessoas. A enfermeira Marlene André e a assistente Social Adriana Galvão, realizaram uma palestra para orientar sobre os serviços oferecidos pela UPA, como as especialidades médicas e horário de atendimento.

“Nós acreditamos que nosso objetivo de passar as informações, de forma clara e objetiva, sobre os serviços de saúde foi alcançado, também pedimos que os participantes sejam multiplicadores de informações para seus familiares e a comunidade. Toda a equipe responsável pelo evento está satisfeita com esse resultado”, comentou Adriana Galvão.

As colaboradoras também explicaram como funciona o procedimento da Classificação de Risco, que é feito após o paciente preencher a ficha de atendimento. Então, um enfermeiro realiza a triagem e mediante o quadro clínico relatado ele é classificado como vermelho, amarelo, verde ou azul. As cores são responsáveis pela indicação do tempo aproximado de espera para o atendimento:

Vermelho: Atendimento imediato

Amarelo: Até 30 minutos

Verde: Até 2 horas

Azul: Paciente encaminhado para Unidade Básica de Saúde devido a não urgência no atendimento.

 

A UPA promove ações educativas e sociais na comunidade mensalmente. A próxima atividade será feita no dia 31/8, na Escola Afonso Temporal, no bairro de Valéria. O setor de Odontologia, em parceria com o Serviço Social, realizará uma palestra sobre saúde bucal com aplicação de flúor para as crianças.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde