Sesmt recicla e capcita novos brigadistas no Hurso

Os brigadistas são grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. Em geral, estão aptas para atuar na prevenção e combate a incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes em casos extremos. Por isso, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), realiza, anualmente, reciclagem aos atuais brigadistas e disponibiliza o curso para novos brigadistas, em Santa Helena de Goiás (GO).

Este ano, a reciclagem dos brigadistas aconteceu de 29 a 31/8, quando foram revistas as normas e legislações da área, técnicas e conceitos de incêndio e, ainda, os tipos de extintores disponíveis para cada tipo de fogo. “Diante de situações de crise, como em um incêndio, as reações precisam ser condicionadas para se ter o melhor resultado, consequentemente, gerando segurança ao máximo de colaboradores envolvidos”, explicou Nívea Borges, gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Nos dias 1 e 2/09, foi a vez dos novos brigadistas realizarem o curso de capacitação. Os voluntários ficaram animados com os conhecimentos adquiridos e com as competições criadas pelo coordenador do curso. “Na hora da prática, foi muito divertido fazer todas as atividades”, disse Nayara da Silva Diniz, auxiliar de coleta do Laboratório do Hurso.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde