HEAN promove treinamento sobre Suplementação Nutricional

Garantindo o completo cuidado com os pacientes internados na unidade, o setor de Nutrição do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), organizou o encontro “Suplementação Nutricional: Quando e como iniciar?”, no último dia 10/08, para orientar os profissionais e tirar dúvidas quanto ao aumento do Valor Energético Total (VET) dos pacientes internados.

Segundo a coordenadora da Nutrição, Lidyane Braga, o uso de produtos para aumentar o aporte calórico dos usuários varia de acordo com a patologia apresentada por eles. “Temos internos com alimentação enteral (via sonda) e por GTT (direto no estômago), feitas no pós-operatório, que requerem demandas calórica e proteica altas, nem sempre possíveis de se fazer por via oral. É nessa hora que a suplementação é fundamental”, informou Lidyane.

A coordenadora também comentou sobre os casos de pacientes com baixa imunidade, que faz com que as lesões perdurem por mais tempo, e quando se faz necessário o uso de imunomoduladores, ricos em elementos como arginina e ômega 3.

De acordo com os profissionais participantes, o treinamento, que é realizado a cada seis meses, foi muito proveitoso. “Além de esclarecer as dúvidas, foi um norteador para a prescrição correta e adequada dos suplementos para os pacientes, garantindo assim uma melhor assistência nutricional”, comentou a nutricionista Patrícia Marçal.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde