HURSO promove 1ª Jornada de Urgências Médicas

Nesta quarta feira (10), o Hospital de Urgências da Região Sudoeste, de Santa Helena de Goiás, realizou a abertura da 1ª Jornada de Urgências Médicas – Abordagem Inicial ao Paciente Grave.

O evento teve dois dias de atividades, com o objetivo geral promover conhecimento e estudo à equipe médica, enfermagem, fisioterapia, universitários e interessados. “Quando criamos a Jornada, sabíamos que existia a necessidade de estudo da área, mas não imaginávamos que a procura seria tanta”, exemplificou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do HURSO, e responsável pelo evento, Kaio Mosqueira. As vagas eram limitadas até 120 inscritos, mas a procura foi de mais de 450 pessoas. “Infelizmente não podemos atentar à todos nesta primeira edição da Jornada, mas já estamos vendo uma estrutura maior para fazer a segunda edição”, acrescentou Kaio.

Ao chegar os alunos foram recebidos por colaboradores da instituição que lhe acompanhavam e tiravam dúvidas sobre o evento. Ao lado da mesa da lista de chamada, foi montada uma mesa de lanche, oferecida aos participantes antes do início das palestras. Estiveram presentes na mesa de abertura a direção do HURSO, através de Reginaldo Biffe (diretor geral), Cândida Brum (diretora administrativo e financeiro), Carla Pasqualin (diretora assistencial), Otávio Branchini (diretor técnico), Fábio Ferraz (diretor clínico) e Maria Aparecida Nunes (diretora de apoio). Ainda fez parte da mesa o representante da Secretária Municipal de Saúde de Santa Helena, Roberto Spadoni. A cerimônia foi seguida das palestras do dia: Reginaldo Biffe, com o tema “Atuação das O.S. nas Gestões dos Hospitais Brasileiros”, Dr. Fábio Ferraz (“Avaliação e Conduta no Paciente com Dor Torácica), Dr. Milton P. Almeida (“Avaliação e Conduta no Paciente com Dispnéia) e Dr. Saulo (“Avaliação e Conduta no Paciente Neurológico). Para o médico intensivista e cardiologista do HURSO, Fábio: “o primeiro atendimento é crucial para a sobrevivência do paciente”.

No segundo dia, a primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Adriano Lana, que discutiu o tema “Avaliação e Conduta no Paciente Politraumatizado. Em seguida, o Dr. Fábio Ferraz retornou para explicar sobre “Manutenção do Suporte Avançado no Paciente Grave. O encerramento trouxe o diretor geral do HURSO, Reginaldo Biffe, apresentando o “Processo de Acreditação”. Os maiores benefícios da Acreditação podem ser resumidos em comprovar a segurança aos pacientes e colaboradores, a melhoria contínua nos processos, serviços e currículo dos profissionais que trabalham no Hospital. A Acreditação é um grande diferencial para o HURSO quanto aos outros hospitais. Ao término da Jornada, os participantes já receberam seus certificados e foram agradecidos pela presença em fala final do coordenador do evento, Kaio Mosqueira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde