Em busca da ONA 2, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes completa dois anos de atividades

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP) completou dois anos de atividades em 30 de junho deste ano. Mesmo em pouco tempo de funcionamento, a unidade já se prepara para buscar a certificação Acreditado Pleno, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A meta é a segunda de um total de três níveis de certificação de qualidade concedida pela organização.

No dia 22 de março, o hospital já havia recebido da ONA a certificação Acreditado. O selo de qualidade é oferecido apenas às instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Para alcançar a certificação Acreditado Pleno, a diversas atividades já foram realizadas no hospital, entre elas a capacitação de gestores em interação de processo e na análise de indicadores. Avaliações internas, como os Requisitos de Apoio à Gestão (RAG), e reuniões intersetoriais também fazem parte deste processo em busca da certificação.

A programação do segundo aniversário, realizada e programada em parceria com a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes, foi marcada pela entrega de flores artesanais para os pacientes e acompanhantes do Ambulatório, Internação e Centro Cirúrgico e de brinquedos para as crianças que passaram pelo Pronto-Atendimento Infantil. As “lembranças” foram entregues nos dias 29 e 30 de junho. O grupo de “doutoras da alegria”, ClowFusão, também marcou presença. 

Ainda no dia 30, uma missa celebrada pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Passo Fundo (RS), dom Antônio Carlos Altieri, foi a principal atividade. Autoridades, colaboradores do hospital e população em geral estiveram presentes. A missa ocorreu no estacionamento da unidade, ao lado da Capela.

“Agradeço a dedicação de todos, que transformaram um sonho da população mogiana em realidade”, destacou o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, em seu pronunciamento.

“A missão de cuidar de enfermos tem sido cumprida com muita dedicação e eficiência pela Pró-Saúde e Prefeitura, tão bem administrada pelo prefeito Marco Bertaiolli. Nesses dois anos de anos de funcionamento da unidade de saúde, pôde-se observar que é possível oferecer saúde pública de qualidade aos que mais necessitam”, disse dom Altieri.

Uma comemoração para os colaboradores foi realizada no dia 30. Já no dia 1° de julho, sexta-feira, uma atividade de promoção de saúde fechou a programação de dois anos do HMMC. Cento e oitenta pessoas passaram pela barraca da saúde montada na principal feira do distrito de Braz Cubas. No local, foram oferecidos exames gratuitos de glicemia, aferição da pressão arterial e verificação de Índice de Massa Corporal (IMC).

Mantido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, o HMMC é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde o início das atividades, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria Municipal de Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde