Artesanato auxilia rotina de acompanhantes no Hospital Alayde Costa

Estar todos os dias em um hospital para dar o suporte necessário a um paciente não é fácil. E para tornar menos pesada a rotina dos acompanhantes que se dedicam aos pacientes do Hospital Alayde Costa (HAC), administrado pela Pró-Saúde em Salvador (BA), a equipe de Enfermagem da unidade iniciou na terça-feira, dia 14 de junho, uma atividade especial. Cerca de 20 acompanhantes participaram de uma aula básica de artesanato com biscuit.

Realizada pelas enfermeiras Gracita Cunha e Idira Oliveira, a aula ensinou os acompanhantes a fazer flores em biscuit. Gracita explica que o objetivo é usar o artesanato para diminuir o estresse. “A intenção é proporcionar a eles uma forma de terapia, ajudando a superar esse momento difícil”, conta.

Acompanhante profissional, Maria Eunice dos Santos já está em sua terceira experiência no HAC, com um paciente há quase dois anos, e elogiou a iniciativa. “Achei muito boa. Para nós, é um momento para distrair a mente, é uma terapia”, afirmou.

Mesmo quem já tem intimidade com trabalhos manuais não perdeu a oportunidade de participar da aula. José Roberto da Silva, que acompanha a esposa há cerca de 20 dias no HAC, trabalha com esculturas em argila e aprovou a experiência. “Foi a primeira vez que mexi com biscuit”, contou.

A próxima aula ofertada aos acompanhantes do HAC ensinará a fazer sachês.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde