HEAPN já preenche pré-requisitos para ser um hospital de ensino

Em 2010, havia dois residentes no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), no Rio de Janeiro (RJ). Hoje são 30. O programa de residência médica na unidade ganha cada vez mais força e já contempla as seguintes especializações: anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia do trauma, ginecologia e obstetrícia, medicina intensiva – adulto, ortopedia e traumatologia, medicina intensiva neonatal, pediatria e medicina intensiva pediátrica.

O HEAPN já reúne todos os pré-requisitos para se tornar uma unidade certificada como hospital de ensino. Possui ambulatório, preceptores (médicos com qualificação acadêmica para orientar os residentes), sala de aula, enfermaria, centro cirúrgico, emergência, biblioteca, alojamento, parceria com uma universidade, dentre outros. Segundo a presidente do Centro de Estudos Aperfeiçoamento – CEA, Sheila Peixoto, já existe um processo de certificação para a unidade.

A entrada do médico residente no HEAPN acontece via Secretária Estadual de Saúde. Um edital é elaborado e divulgado; os interessados se inscrevem, passam por uma prova e depois são avaliados por médicos da unidade. Para Sheila Peixoto, o aprendizado é mútuo: “A busca por aperfeiçoamento estimula o residente de Medicina a pesquisar e avançar por novos conhecimentos, incentivando assim, também, os seus preceptores à atualização”, afirmou.

De acordo com a enfermeira do CEA, Solange Costa, “o tempo determinado depende de cada especialização e varia entre dois a três anos. A Comissão de Residência Médica – COREME acompanha esses alunos durante todo o período. Isso é uma exigência da Comissão Nacional de Residência Médica”, explicou a enfermeira.

A residente em ginecologia e obstetrícia Carla Nunes já era interna do HEAPN quando cursava a universidade. Ao fazer as provas para residência médica, ela já sabia que queria continuar na unidade. “A experiência é de muito aprendizado. Não é algo fácil, porque já somos formados, mas estamos nos especializando. Tenho ótimos mestres e sempre saio daqui com a sensação de missão cumprida. Só tenho que agradecer a todos. É muito bom você fazer o que gosta”, ressaltou.

A Residência Médica, segundo o Ministério da Educação, é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Essa é a filosofia do Centro de Estudos Aperfeiçoamento do HEAPN: Se todo profissional precisa da prática para ganhar experiência, no caso dos médicos, que lidam com a vida, isso é algo ainda muito mais importante. A lista dos novos residentes do HEAPN 2016 fechou no início de abril.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde