Oncológico Infantil orienta quanto às normas de saúde e segurança do trabalhador

Com o objetivo de orientar e conscientizar os colaboradores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém (PA), quanto as medidas de proteção, segurança e saúde do trabalhador estabelecidas pelo Ministério da Saúde, através da Norma Regulamentadora de número 32 (NR-32), foi ofertado nesta segunda-feira (21), um treinamento específico para tirar dúvidas e orientar todos os colaboradores do hospital.

Segundo a técnica de segurança do trabalho, Márcia Matos, todo e qualquer trabalhador da área da saúde, seja assistencial, administrativo ou operacional deve conhecer a norma e mais do que isso, aplicá-la no seu dia-a-dia. “A bom emprego da NR-32 no cotidiano do colaborador resulta em um trabalho eficiente e seguro, tanto a ele quanto ao paciente” explica.

Cerca de 60 colaboradores participaram do treinamento. Para o colaborador Luiz Mendonça, que trabalha no setor de faturamento do hospital, o que mais lhe chamou atenção foi quando falaram sobre cuidados com a higienização dos uniformes. “Como meu setor não é da área da assistência, eu não tinha muita noção da importância desses cuidados, mas agora ficarei mais atento em relação a higienização da roupa, e da utilização de acessórios, como relógio e pulseiras, para assim evitar riscos de trazer para o hospital algum tipo de contaminação ou levar para casa” ressalta.

Ao longo de todo o ano, as orientações referentes à NR-32 serão reforçadas de alguma forma no HOIOL. “Nosso objetivo é frisar constantemente a NR-32, ela estará inserida em outras programações, pois tudo que envolve a saúde e segurança do colaborador de alguma maneira vai levantar a temática” explica.

Para garantir a segurança e saúde do colaborador do HOIOL, diversas ações estão em atuação. “Estamos com um calendário extenso de palestras voltadas para a temática, além das nossas inspeções de segurança rotineiras, nos postos de serviço, para fiscalizar se os colaboradores estão colocando em prática as ações citadas nos treinamentos” diz Márcia Matos, do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde