Pacientes e acompanhantes são orientados sobre Diabetes no Hospital Regional de Marabá

Durante a espera por atendimento, seja de consultas médicas ou exames, no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), os pacientes e acompanhantes que ficam na recepção do Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento (SADT), puderam conhecer um pouco mais sobre a doença que assusta milhões de brasileiros: a Diabetes.

Tipos, sintomas, tratamento, alimentação, dentre outros tópicos da doença foram explanados pela colaboradora Caroline Nogueira, acadêmica de Fisioterapia. A palestra durou em média uma hora, e levou até os usuários informações importantes sobre a patologia, incluindo as medidas de prevenção e os cuidados necessários que os diabéticos devem ter. Durante a atividade também foi passado um vídeo informativo sobre o tema para uma melhor compreensão do assunto. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes cerca de sete milhões de brasileiros, acima de 18 anos, têm a doença, sendo que mais de 60% deles não sabem. A Diabetes caracteriza-se pela disfunção metabólica crônica decorrente de uma deficiência de insulina – hormônio produzido pelo pâncreas – que pode ser causada por fatores genéticos ou em decorrência de maus hábitos de vida como sedentarismo e uma dieta desequilibrada, recheada, principalmente de açúcar.

As palestras informativas já acontecem no HRSP desde o início deste ano, com o objetivo de transformar o momento de espera por atendimento em um momento produtivo e informativo. Segundo o diretor do hospital, Valdemir Girato, a iniciativa vem dando certo e será um hábito frequente no hospital. “Sabemos o quão importante é a informação na vida do ser humano, as vezes a falta dela pode acarretar em sérios problemas” ressalta.

O HRSP é um hospital gratuito, pertence ao Governo do Estado do Pará, administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA). 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde