Dia do Psicólogo foi comemorado com palestras no HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realizou, na sexta-feira (28/8), o VIII Simpósio de Psicologia, com a temática: ‘O Papel do Psicólogo no Contexto Hospitalar’. O encontro, que teve como objetivo compartilhar conhecimentos entre acadêmicos da Residência e profissionais, celebrou o Dia do Psicólogo, comemorado na véspera. Constaram do programa do simpósio contou com quatro palestras.

A coordenadora do setor psicossocial do HRBA, Gabriela Fortes, justifica o evento afirmando que “todo paciente que apresenta um problema físico também apresentará um desequilíbrio emocional”. É nesse momento que a psicologia adentra no ambiente hospitalar “visando equilibrar o possível desgaste emocional do paciente internado”, acrescenta Gabriela.

Nos tratamentos extensos, o paciente precisará de um acompanhamento ainda mais minucioso. Segundo Gabriela, é nessa situação que ocorrem algumas perdas, como a identidade, as relações com a família, o trabalho ou escola. “Outros contextos podem interferir na psique e no cognitivo do paciente”.

Todas as palestras foram ministradas por psicólogas do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Samara Hosn abordou a questão da Psico-Oncologia: Suporte Psicológico ao Paciente com Câncer; Susiane Canuto falou sobre a Atuação do Psicólogo na Unidade de Terapia Intensiva; Luciana Sampaio enfatizou a importância de Intervenções Grupais no Contexto Hospitalar e Christianne Silva expôs sobre a Atuação do Psicólogo na Assistência aos Pacientes Renais Crônicos em Hemodiálise.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde