Projeto de visita do HMUE leva apoio aos colaboradores afastados por motivo de doença

Para que o colaborador se sinta sempre acolhido e humanizado, é importante que a instituição onde trabalha esteja presente em todos os momentos de sua vida, tanto nos bons, quanto nos mais difíceis. Com este objetivo, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), criou o projeto “HMUE Visita Você”, que mensalmente é realizado com colaboradores que estão de licença médica ou licença maternidade.

No intuito de estar próximo e dar apoio àqueles que, por determinado tempo, se dedicaram e contribuíram para o desenvolvimento do Hospital, a área de Gestão de Pessoas do HMUE buscar manter sempre contato com os colaboradores afastados, proporcionando tranquilidade para se dedicarem aos cuidados com a saúde.

A visita é realizada por uma equipe formada por uma psicóloga organizacional, uma enfermeira da Medicina do Trabalho e pelo coordenador do setor ao qual o colaborador era ligado. Na ocasião, a equipe também presenteia o colaborador com uma cesta básica e um cartão assinado pelo diretor da área com votos de breve restabelecimento da saúde.

A técnica de Laboratório, Marcela Almeida, foi uma das colaboradoras visitadas recentemente pela equipe do projeto. Afastada desde 2017, após o diagnóstico de câncer de mama, Marcela precisou pausar suas atividades no HMUE para se dedicar ao tratamento. Para ela, ter de se afastar foi difícil, pois ama seu ofício e sempre se sentiu integrada no ambiente de trabalho. Emocionada e disposta, ela recebeu a equipe ao lado da família.

“Fiquei muito feliz com a visita, poder rever colegas de trabalho e sentir que o colaborador é importante para a empresa. Este acompanhamento do HMUE com os profissionais afastados é muito significativo, em especial, com os de licença saúde, pois passamos por muitas dificuldades emocionais e precisamos do apoio tanto dos familiares, quanto dos laços construídos na empresa”, destacou Marcela, que já passou por uma cirurgia de retirada de nódulos do seio e segue o tratamento com radioterapia. “Sinto muita saudade do trabalho, de toda a equipe e espero voltar logo ao trabalho”, disse, otimista.

Contato que traz bem-estar e motivação

O “HMUE Visita Você” também foi à casa do Antonio Nazaré, técnico de Enfermagem do bloco cirúrgico. Em 2014, Antonio detectou a presença de nódulos nos gânglios e foi diagnosticado com linfoma. Desde então, iniciou o tratamento, no qual passou por cirurgias, além de sessões de quimioterapia e radioterapia.

Antonio contou que, desde quando descobriu a doença e precisou se afastar das atividades, recebeu grande apoio de toda a equipe com a qual trabalhava no Hospital. Para ele, a demonstração de solidariedade dos colegas e por meio do projeto de visita são muito importantes para dar forças e renovar a esperança de cura.

“É um caminho longo com muitos percalços, mas graças a Deus, vou vencendo cada etapa. Ver a preocupação do HMUE comigo e os demais colaboradores afastados dá um ânimo e a esperança de ficar curado e um dia possa voltar ao trabalho e ter novamente a convivência agradável dos colegas”, declarou Antonio.

A psicóloga organizacional do HMUE, Nara Mesquita, explicou que este momento humanizado e descontraído soma de forma muito positiva no bem estar do colaborador afastado. “É um momento leve no qual podemos ter um contato presencial com o colaborador, saber como ele está, levar motivação e prestar nosso apoio aqueles que tanto já contribuíram e são muito importantes para o Hospital. Torcemos para que se recuperem bem e voltem a estar conosco dividindo as alegrias e conquistas da instituição”, ressaltou.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of