Projeto de cuidado com a gestante do HCO será exposto em congresso internacional

O cuidado com a mulher gestante no Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), é um diferencial na unidade hospitalar. Denominado como “Amor de Mãe: Cuidando da Gestante e do Bebê”, o projeto, implantado em agosto de 2016, garante um atendimento multiprofissional e humanizado desde o início da gestação até o parto. A iniciativa será exposta no Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistema de Saúde – Qualihosp 2017, que acontecerá no mês de março, em São Paulo.

Este será o primeiro trabalho da unidade a ser apresentado em um congresso internacional. O projeto surgiu a partir da necessidade percebida pela instituição de integrar a assistência multidisciplinar ao parto, bem como aos atendimentos ambulatoriais e procedimentos que antecedem e sucedem a este momento.

Segundo o diretor-geral do hospital, Bruno Rezende, o projeto foi pensado para garantir o cuidado integral da gestante e do bebê. “Por se tratar de um hospital com alta demanda de pacientes e poucos profissionais médicos na região do Pará, estruturamos uma metodologia para garantir a continuidade dos cuidados”, relata o diretor.

Dividido em várias etapas, o “Amor de Mãe” contempla todo o período gestacional da mulher, desde a primeira consulta de pré-natal até os primeiros cuidados com o recém-nascido, inclusive com a oferta de um curso de gestante, realizado na 30ª semana de gestação.

Outro benefício do projeto é a ambientação da mãe e do acompanhante com a unidade. Antes do parto é feito uma visita pelos setores do hospital, na qual a gestante conhece toda a área que irá transitar no período de internação. No dia do parto são dadas orientações básicas sobre a permanência na unidade e o checklist de parto seguro.

Congresso

O congresso internacional Qualihosp já acontece há 19 anos. Promovido pelo GVsaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP, o evento contribui para o debate, intercâmbio de experiências e divulgação da produção científica sobre o tema.

Neste ano o congresso ocorrerá nos dias 20, 21 e 22/3 em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças e terá como tema central a “Inovação para Qualidade e Sustentabilidade na Saúde”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde