Hospital Estadual de Urgência recebe placas de reconhecimentos por ações sustentáveis

O Projeto Sistema de Aquecimento de Água, desenvolvimento pela equipe de Manutenção do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), ficou entre os 15 melhores, durante a 11ª edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. A premiação aconteceu na última quarta-feira (05), no primeiro dia do Seminário Hospitais Saudáveis, realizado na capital paulista.

Para receber a placa de reconhecimento, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência foi representado pelo primeiro vice-presidente da Pró-Saúde, Padre Antônio Robson Gonçalves, o diretor de Operações da Pró-Saúde, Danilo Oliveira da Silva, o gerente de Manutenção do hospital, André Antônio Massaria, e a assistente administrativa do setor de Sustentabilidade, Nanndara Alves Nonato.

A Pró-Saúde é a entidade que administra o Hospital Estadual de Urgência e Emergência desde dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“No final de 2016, o serviço de Manutenção do hospital desenvolveu um projeto para ampliar a responsabilidade socioambiental, interligando os dois boilers (caldeira elétrica utilizada para aquecer água) localizados nos prédios da unidade hospitalar. Com o projeto, o hospital deixou de consumir Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), utilizado para aquecer a água dos banhos dos pacientes. O projeto começou a ser executado no início do ano passado e já obtivemos resultados favoráveis, gerando economia, ampliando a responsabilidade socioambiental no hospital”, explicou André Antônio Massaria, gerente de Manutenção.

Segundo os organizadores do evento, em 2018 foram apresentados 81 projetos, distribuídos em 11 estados brasileiros, abordando as mais diversas iniciativas ambientais em organizações de saúde públicas e privadas de todos os portes para tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais verde e sustentável.

Mais reconhecimentos

Nessa quinta-feira (06), o Hospital Estadual São Lucas também recebeu mais duas placas de reconhecimento. A primeira foi pela adesão ao Desafio de Resíduos de Serviços em Saúde, promovido pelos membros da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis no Brasil. Para alcançar o reconhecimento, o hospital encaminhou informações relacionadas à gestão de resíduos efetivada na unidade, bem como à sistemática de segregação dos resíduos recicláveis, reaproveitamento de materiais para criação de área de convivência destinada aos profissionais da instituição, entre outros.

Já a outra premiação, relacionada ao Desafio A Saúde pelo Clima, foi pelas ações sustentáveis promovidas na instituição, entre elas, troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, além do projeto de Aquecimento de Água.

“A sustentabilidade é uma semente que deve ser regada todos os dias, mas também acreditamos que é uma cultura desafiadora. Por isso, o nosso hospital promove diversas ações com objetivo de despertar entre os nossos profissionais e usuários essas práticas, visando não só economia, mas também qualidade de vida para as futuras gerações. Por meio das premiações, notamos que estamos no caminho correto”, afirmou Paulo Santos, diretor hospitalar do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of