Hospital 5 de Outubro promove treinamento para atendimento humanizado

No propósito de aumentar a percepção na qualidade do atendimento humanizado pelos usuários do Hospital 5 de Outubro, localizado em Canaã dos Carajás (PA), foi promovido o treinamento “Atendimento Humanizado” para os colaboradores. Essa ação foi realizada pelos setores de Gestão de Pessoas e Comissão de Humanização, atendendo ao Planejamento Estratégico da Unidade, gerido pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar.

A programação contou com informações relacionadas à importância de evitar desgastes emocionais por parte de pacientes quando hospitalizados, aumento na percepção no atendimento humanizado de forma acolhedora e resolutiva – baseada em critérios de risco, valorização do trabalho na saúde, fidelização de clientes, estabelecimento do clima de bem estar e harmonia entre os colaboradores. Também foram aplicados temas sobre “O que é importante para a experiência do paciente?” e “O que o paciente espera de nós, o processo do adoecer e empatia”. 

De acordo com o analista de Gestão de Pessoas, Patrícia Dias, que ministrou o treinamento, a capacitação ocorreu em cinco momentos para atender todos os turnos da Unidade e garantir um bom alcance quanto à aplicação do assunto ao maior número de profissionais. Ela explica que, como forma de despertar a atenção dos participantes, foi aplicada uma apresentação teatral para melhor compreensão de situações consideradas desumanas em um Pronto Socorro. “Após o teatro, foi discutido com os participantes onde estavam os erros do atendimento. Foi possível perceber uma interação e descontração ao falar deste tema, emergindo durante o treinamento relatos de experiências vividas por cada um”, explica. 

“O treinamento sempre será importante para que todos os envolvidos possam estar alinhados com práticas e atitudes que, de fato, envolvam a humanização em todas as etapas do atendimento, pois aprendemos somente nos colocando no lugar do outro. Assim, poderemos oferecer um atendimento de qualidade, com as atitudes e práticas corretas de humanização”, conta o participante e coordenador de TI do Hospital, Ronan Faccio Damasceno.

Segundo Kelciane Coura, enfermeira do HCO, as expectativas sobre o treinamento foram mais do que superadas, pois proporcionou o envolvimento de diversos setores. “Foi uma oportunidade de despertarmos reflexões importantes, sobre como nós profissionais agimos no cotidiano. Às vezes até sem perceber, possibilitou a integração entre as pessoas de forma mágica e divertida. De modo geral os colaboradores saíram de lá mais humanizados e cientes”, conta. 

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