Pró-Saúde conquista certificação ONA III para Hospital Regional do Baixo Amazonas

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade filantrópica sem fins lucrativos, conquistou este ano uma das maiores e mais conceituadas certificações de qualidade do Brasil, o Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) III – Acreditado com Excelência, para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) “Dr. Waldemar Penna”, de Santarém (PA). A Pró-Saúde administra o HRBA sob contrato com o governo do Estado do Pará.

Com essa certificação, o HRBA passa a integrar um seleto grupo de hospitais de todo o país com serviços de alta qualidade no atendimento à população. O Hospital é o único hospital SUS do Pará e da região Norte a obter o ONA III. No Brasil, apenas 1,2% dos hospitais (entre públicos e privados) possuem a certificação máxima. Em um universo de 8 mil hospitais aproximadamente, em todo o País, 100 possuem o título de ONA III e na região Norte apenas o estado do Pará possui hospitais Acreditados.

A certificação ONA III, que é a Acreditação com Excelência, reconhece a cultura organizacional de melhoria contínua da gestão, revelando a maturidade da instituição em todas suas dimensões, destacando-se a segurança do paciente e alta resolutividade médica. Depois de avaliação feita pela Fundação Vanzolini, que abrange critérios como qualidade, segurança e humanização no processo assistencial, a unidade foi contemplada com o certificado, que tem validade até dezembro de 2017.

Para chegar ao nível de excelência, o hospital passou por uma crescente evolução que teve início em maio de 2008, quando a Pró-Saúde assumiu a administração e implantou um modelo de gestão moderno, reconhecido pelo Ministério da Saúde, conforme os padrões internacionais de administração hospitalar. Credenciado junto ao Ministério da Saúde e habilitado a fazer captação de órgãos para transplante, o HRBA é referência em oncologia, neurocirurgia, traumatologia, cirurgia de alta complexidade e hemodiálise. O hospital cobre uma região de 20 municípios com população de mais de 1 milhão de pessoas.

Prêmios e outras certificações

O esforço para oferecer serviço de qualidade aos seus milhares de usuários rendeu à entidade importantes prêmios e certificações, ao longo de 2014, reconhecidos nacionalmente. Entre os mais relevantes, destacam-se as acreditações, concedidas pela ONA, conferidas aos seguintes hospitais administrados pela Pró-Saúde: o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA), obteve a Certificação ONA II (Acreditado Pleno), que observa cuidadosamente o processo de assistência; o Hospital de Urgência do Sudoeste de Goiás alcançou a Certificação ONA I (Acreditado), cuja avaliação foca a segurança do paciente.

Já o Hospital Estadual Rocha Faria (RJ) recebeu a inédita chancela, tanto entre unidades públicas quanto particulares, de Hospital Amigo da Mulher e da Criança, pela maternidade administrada pela Pró-Saúde. O título é concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef para promover a qualidade e humanização na assistência materna e infantil.

Outros dois hospitais no estado do Rio de Janeiro, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer obtiveram o Prêmio Qualidade Rio (PQ Rio), baseado nas diretrizes da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), nas categorias Prata e Bronze, respectivamente.

Além disso, as 21 equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Catanduva (SP), também administradas pela Pró-Saúde, foram avaliadas com ótimo desempenho pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde. Na avaliação, 16 unidades receberam a classificação “Muito acima da média” e cinco foram consideradas “Acima da Média”. De acordo com o próprio Ministério da Saúde, apenas 15% das equipes avaliadas em todo o País receberam a classificação “Muito acima da Média”.

“A conquista das certificações e os prêmios recebidos pela Pró-Saúde são, sem dúvida, fruto do trabalho sério que a entidade realiza”, diz o diretor de Operações, Danilo Oliveira da Silva. “Nosso objetivo é expandir a excelência do atendimento a todas as unidades de saúde administradas pela entidade”, completa o diretor.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde