Prefeitura de Mogi das Cruzes – Capela é inaugurada no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes com celebração especial

O prefeito Marco Bertaiolli participou nesta manhã de quinta-feira (10/03) da inauguração da capela do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, no Distrito de Braz Cubas. A capela foi construída pela Pró-Saúde, organização social responsável pelo gerenciamento do hospital, e será mantida pelo Voluntariado de Mogi das Cruzes, que desenvolve uma série de projetos de humanização voltados ao bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes.

A inauguração da capela do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes contou com uma emocionante celebração presidida por Dom Eurico dos Santos Veloso, Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) e presidente da Pró-Saúde, e Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes. Durante a cerimônia, o público presente pode conferir as apresentações musicais da Banda Sinfoniquinha da Escola Municipal Professora Apparecida Ferreira Cursino, regida pelo maestro Diego Nogueira, dos músicos Paulo e Fernanda, funcionários da Prefeitura de Mogi das Cruzes, e do Coral do Cecan, regido pela maestrina Alex Sandra Grossi Moretti.

A nova capela ficará aberta 24 horas por dia para pacientes e acompanhantes, principalmente para aqueles que estão internados no Hospital Municipal. “Existe um ditado que diz que ‘o comprimido alivia a dor, mas o amor cura o sofrimento’. Eu acrescento que a fé também cura o sofrimento. Por isso, quero agradecer do fundo do meu coração a todos os voluntários, do Hospital Municipal e também de outras instituições, porque o trabalho de todos vocês tem sido fundamental para aliviar momentos de dor e angustia para inúmeras pessoas”, afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e do Voluntariado de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli.

A evolução do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e sua consolidação na comunidade foram destacadas pelo prefeito Marco Bertaiolli. “Durante a cerimônia fiquei me lembrando de todas as ações realizadas desde o início dos trabalhos para a construção do hospital. Lembrei-me do dia que estive aqui com o Lino (vereador Antonio Lino da Silva) e essa área era apenas um terreno. Conseguimos a área, elaboramos o projeto, construímos, equipamos e já se foram quase dois anos de funcionamento. Dois anos nos quais o hospital conseguiu atingir 100% de sua capacidade de operação, o que estava previsto para ocorrer em cinco anos”, afirmou o prefeito, revelando outra novidade: “Agora o Hospital Municipal receberá um Selo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) porque conseguiu implantar e cumprir uma série de normas que aprimoraram os serviços aos pacientes”, acrescentou.

Balanço

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realizou 382,4 mil procedimentos entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016, o que representa uma média de quase 32 mil atendimentos por mês. Neste período, foram realizadas 54 mil consultas ambulatoriais e 80 mil consultas no Pronto Atendimento Infantil 24 horas, serviço consolidado e referenciado para casos de pediatria de urgência e emergência na cidade. Também foram realizadas 3,7 mil cirurgias ambulatoriais e no Centro Cirúrgico e 3,3 mil internações diversas, incluindo a UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde