Você sabe quando deve consultar um cardiologista?

Cardiologista

Manter a saúde do coração em dia é a melhor forma de prevenir doenças cardiovasculares

No dia 14 de agosto é celebrado o dia do cardiologista. Contar com o acompanhamento desses profissionais é fundamental para prevenir e tratar doenças, além de ajudar a manter a saúde do coração em dia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares, como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), são a principal causa de mortes no mundo, representando 31% dos óbitos a nível global.

O diagnóstico precoce é a melhor forma de tratá-las, por isso é preciso ficar atento aos sinais de que é hora de procurar um especialista. Para prevenir complicações cardiológicas, é ideal que as consultas sejam um hábito, fazendo parte dos check-ups de saúde.

O acompanhamento médico deve ser reforçado em casos de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, ou colesterol alto – fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Homens e mulheres sem fatores de risco, sintomas e histórico familiar, devem fazer sua primeira consulta a partir dos 35 anos. No caso dos homens que não tenham complicações, é preciso realizar consultas anualmente a partir dos 45 anos. No caso das mulheres, após a menopausa.

Quando há histórico familiar e fatores de risco, o recomendável é iniciar o acompanhamento anualmente a partir dos 20 anos. Para pessoas com diagnóstico de alguma doença relacionada, é ideal consultar um cardiologista a cada seis meses, ou até menos, dependendo do quadro e das recomendações do profissional.

Também é essencial fazer uma avaliação cardiológica antes ou no início de uma gestação e de iniciar uma nova atividade física.

Ao sentir sintomas, independente da idade, como cansaço fora do normal, palpitação (o coração bate de forma muito acelerada ou irregular), falta de ar recorrente, procure um cardiologista! Lembrando que, mesmo em meio a pandemia, é importante manter as consultas, principalmente com o auxílio de alternativas como a telemedicina.

Veja dicas para manter um coração saudável:

> Tenha uma boa alimentação;
> Não fume;
> Reduza o nível de estresse;
Pratique exercícios físicos regularmente

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts