Malária

Você sabe identificar os sintomas da malária?

Sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como febre amarela e dengue

A malária é uma doença infecciosa, transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do género Plasmodium. Após a picada da fêmea do mosquito transmissor, a doença tem um período de incubação de 7 a 14 dias.

As regiões mais afetadas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Recentemente, a doença esteve em evidência nos noticiários devido a atriz Camila Pitanga, junto com a sua filha Antônia, de 12 anos, terem contraído malária na área de São Sebastião, no litoral de São Paulo.

No entanto, de acordo com a Fiocruz, 99% dos casos autóctones do país são registrados na Região Amazônica. Em Rondônia, onde está localizado o Hospital Bom Pastor, unidade própria da Pró-Saúde, o número de casos aumentou 40% nos últimos três anos, segundo a Secretária de Vigilância em Saúde (SVS).

Mas quais são os sintomas da doença que atinge cerca de 214 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)?

> Febre alta;
> Calafrios intensos que se alternam com ondas de calor e sudorese abundante;
> Dor de cabeça e no corpo;
> Falta de apetite;
> Pele amarelada;
> Cansaço.

A doença tem cura, mas só é possível quando tratada em tempo e de forma adequada. No entanto, sem os devidos cuidados, pode evoluir para quadros graves e causar a morte.

Na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde disponibiliza um Guia de tratamento da malária no Brasil, com informações sobre a doença no País e de como é feito o tratamento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde