sinusite

Você conhece as causas da sinusite?

Vírus, fungos, alergias e bactérias podem dar origem à doença; confira os sintomas e dicas que podem auxiliar o tratamento

A sinusite pode ser originada tanto por fungos e diversas alergias, como por vírus e bactérias. São diversos os agentes infecciosos que podem causar essa inflamação, tão comum nas mucosas do seio da face, região do crânio localizada entre os olhos, testa e nariz. Pessoas com imunidade baixa e com doenças crônicas são mais suscetíveis.

A doença se divide em dois tipos: aguda e crônica. A diferença entre elas está na duração dos sintomas, sendo a aguda menor que 12 semanas, e a crônica quando se passa desse período.

Na maioria dos casos, a sinusite crônica é causada por alergias, exposição ao tabaco e à poluição, enquanto a sinusite aguda pode variar entre todas as causas acima, apresentando os sintomas com maior intensidade.

Os sintomas variam caso a caso, mas as principais manifestações são:

> Sensibilidade e inchaço nos seios da face;
> Pressão e dor de cabeça intensa na área do seio da face;
> Tosse constante (principalmente à noite);
> Mau hálito;
> Diminuição na capacidade do olfato;
> Congestão no nariz;
> Coriza verde ou amarela.

Se não tratada a sinusite pode ser grave, com chance de evoluir para meningite ou causar infecções na visão e na pele. Geralmente, os sintomas mais agudos desaparecem após algum período, porém, alguns casos podem se tornar crônicos.

O ideal é buscar atendimento médico, preferencialmente um otorrinolaringologista – médico que trata doenças dos ouvidos, nariz e garganta –, caso os sintomas persistam por mais de 5 dias. Medicamentos só devem ser adotados a partir da orientação de um profissional, porém, alguns cuidados em casa podem ajudar no tratamento da sinusite. Confira:

> Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
> Faça inalação com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente;
> Incline a cabeça para trás, para facilitar a saída das secreções;
> Evite fumar;
> Evite o ar-condicionado.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde