Vacina contra a Covid causa miocardite?

Médica da Pró-Saúde explica essas e outras dúvidas sobre a vacina infantil.

Depois de liberar a aplicação de vacinas pediátricas, uma criança em Lençóis Paulista teve uma parada cardíaca. Como ela havia tomado a vacina contra a Covid-19, rapidamente surgiram nas redes sociais várias fake news associando a vacinação à parada cardiorrespiratória. O caso foi investigado por autoridades sanitárias e foi descartada veementemente essa ligação. Na verdade, a criança tinha uma doença congênita rara que era desconhecida pelos pais, fato que a levou à parada cardiorrespiratória.

Mas notícia falsa surge assim, de maneira rápida e lança dúvidas sobre um procedimento altamente seguro e eficaz. O Brasil tem tradição em vacinar suas crianças e o mundo acelera para aplicar a vacina contra a Covid nos pequenos o quanto antes. Para explicar a vacina em crianças, convidamos a médica da Pró-Saúde, Ilce Menezes, infectologista que atua no Hospital Oncológico Infantil, em Belém.

Vacina contra a Covid causa miocardite?

Essa informação surgiu depois do aparecimento de alguns casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) nos Estados Unidos, em pacientes que tomaram a segunda dose da Pfizer. Porém, o risco da miocardite acontecer ao tomar a vacina é muito, mas muito pequeno diante dos benefícios assegurados nas crianças que tomam a vacina. Portanto, os pais ou responsáveis devem vacinar suas crianças. As vacinas liberadas pela Anvisa são seguras e protegem contra a Covid.

Quais os efeitos colaterais da vacina contra Covid em crianças?

Efeitos colaterais são comuns quando tomamos qualquer tipo de remédio ou vacina. Mas segundo o Centro de Controle de Doenças dos EUA, o CDC, os efeitos colaterais graves das vacinas em crianças são raríssimos.

Por que as crianças precisam ser vacinadas?

Desde o início da pandemia, ao menos 2.500 crianças e adolescentes atendidas em hospitais no Brasil receberam o diagnóstico de covid. Desse total, cerca de 300 não resistiram à doença, que foi a maior causa de morte em crianças no ano passado. É, portanto, uma situação muito grave, claramente causada pela Covid. Ou seja: vacinar e proteger nossas crianças dessa doença passou a ser prioridade no país, principalmente, diante dessa variante Ômicron, que está fazendo explodir uma nova onda de infectados.

Onde levar a criança para tomar a vacina?

Para vacinar as crianças é preciso ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima, falar com o Agente de Saúde da sua região ou acompanhar as notícias e comunicados dos órgãos oficiais para saber onde e quando vacinar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde