Uso excessivo de telas digitais pode causar falsa miopia em crianças

Por conta do isolamento social, as aulas presenciais estão canceladas e, por isso, as crianças estão passando mais tempo em casa. Sem poder sair para brincar, viajar ou fazer passeios, o uso de celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos estão em alta.

Além do uso excessivo das telinhas causarem dependência, elas afetam a saúde dos pequenos, podendo causar um problema conhecido como “falsa miopia”, ocasionada pelo uso constante de eletrônicos.

Isso ocorre por conta da contração que o músculo faz para enxergar um objeto de perto, movimento necessário para dar foco na imagem.

Os sintomas da falsa miopia são:
> Visão embaçada quando se olha para objetos distantes;
> Necessidade de apertar os olhos ou parcialmente fechar as pálpebras para ver claramente;
> Dores de cabeça causadas por fadiga ocular excessiva.

Mas, não se assuste! Esse esforço dos olhos pode não evoluir para a doença. Os sintomas tendem à desaparecer quando o uso dos eletrônicos é reduzido ou são acrescentadas pausas para descanso.

Para que as crianças se divirtam mais sem o uso de celulares ou tablets, a Pedagoga da Pró-Saúde, Tais Oliveira, dá dicas de atividades pedagógicas simples que podem ser realizadas em casa durante a quarentena. O material está disponível aqui.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde