Por conta do isolamento social, as aulas presenciais estão canceladas e, por isso, as crianças estão passando mais tempo em casa. Sem poder sair para brincar, viajar ou fazer passeios, o uso de celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos estão em alta.
Além do uso excessivo das telinhas causarem dependência, elas afetam a saúde dos pequenos, podendo causar um problema conhecido como “falsa miopia”, ocasionada pelo uso constante de eletrônicos.
Isso ocorre por conta da contração que o músculo faz para enxergar um objeto de perto, movimento necessário para dar foco na imagem.
Os sintomas da falsa miopia são:
> Visão embaçada quando se olha para objetos distantes;
> Necessidade de apertar os olhos ou parcialmente fechar as pálpebras para ver claramente;
> Dores de cabeça causadas por fadiga ocular excessiva.
Mas, não se assuste! Esse esforço dos olhos pode não evoluir para a doença. Os sintomas tendem à desaparecer quando o uso dos eletrônicos é reduzido ou são acrescentadas pausas para descanso.
Para que as crianças se divirtam mais sem o uso de celulares ou tablets, a Pedagoga da Pró-Saúde, Tais Oliveira, dá dicas de atividades pedagógicas simples que podem ser realizadas em casa durante a quarentena. O material está disponível aqui.