Saiba as diferenças entre TDA e TDHA

Falta de foco, desatenção e dificuldade de concentração em atividades do dia a dia podem representar os sintomas de um transtorno chamado TDA (Transtorno do Déficit de Atenção).

O TDA pode atingir todas as idades, entre jovens e adultos, sem qualquer distinção de gênero ou grupo social. Acreditava-se que a doença envolvia mais o período da infância, desaparecendo espontaneamente no período da adolescência.

No entanto, estatísticas apontam que o transtorno atinge de 3 a 10% da população infantil e 4% das pessoas adultas no mundo.

Já o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Neste caso, está relacionado a infância e se associa a dificuldades na escola e na relação com outras crianças, pais e professores.

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), as crianças com TDAH são tidas como “avoadas”, “estabanadas” ou “ligadas por um motor”.

Jovens e crianças com TDAH também podem apresentar problemas relacionados ao comportamento, com dificuldades no respeito de regras e limites.

Porém, nos adultos esse transtorno causa problemas de desatenção no cotidiano e no trabalho, afetando inclusive a memória. São inquietos e impulsivos, com outros sintomas relacionados, como ansiedade e depressão, além do uso de drogas.

Tratamentos

Os tratamentos para TDA e TDAH podem envolver técnicas específicas, uso de medicação e psicoterapia. Outros especialistas podem ser consultados durante o tratamento para ajudar na descoberta de outras situações de saúde.

É importante consultar um especialista diante de qualquer suspeita para os transtornos.

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts

Ampliar fonte
Contraste