Sintomas e diferenças entre o TDA e o TDAH

Saiba as diferenças entre TDA e TDAH

As diferenças entre TDA e TDAH são relevantes e devem ser observadas por um especialista para que não haja confusão entre os dois casos.

Falta de foco, desatenção e dificuldade de concentração em atividades do dia a dia podem representar os sintomas de um transtorno chamado TDA (Transtorno do Déficit de Atenção).

O TDA é mais abrangente, e pode atingir todas as idades, entre jovens e adultos, sem qualquer distinção de gênero ou grupo social.

Antigamente, acreditava-se que a doença envolvia mais o período da infância, desaparecendo espontaneamente no período da adolescência. No entanto, estatísticas apontam que o transtorno atinge de 3 a 10% da população infantil e 4% das pessoas adultas no mundo, mostrando que a situação não é exatamente a que se imaginava no princípio.

Já o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), por sua vez, é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Neste caso, está relacionado à infância e se associa a dificuldades na escola e na relação com outras crianças, pais e professores.

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), as crianças com TDAH são tidas como “avoadas”, “estabanadas” ou “ligadas por um motor”.

Jovens e crianças com TDAH também podem apresentar problemas relacionados ao comportamento, com dificuldades no respeito de regras e limites.

Porém, nos adultos esse transtorno causa problemas de desatenção no cotidiano e no trabalho, afetando inclusive a memória. São inquietos e impulsivos, com outros sintomas relacionados, como ansiedade e depressão, além do uso de drogas.

Tratamentos

Apesar de todas as diferenças entre TDA e TDAH, ambos os casos podem envolver técnicas específicas, uso de medicação e psicoterapia. Outros especialistas podem ser consultados durante o tratamento para ajudar na descoberta de outras condições de saúde adjacentes.

Por isso, sempre é importante consultar um especialista diante de qualquer suspeita para os transtornos.

Quer ver mais conteúdos como esse? Então acesse o nosso blog Vida Saudável!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde