medula espinhal

Qual a função da medula espinhal?

Diferente da medula óssea, ocupa o espaço dentro da coluna vertebral transmitindo os impulsos nervosos

Composta por células nervosas e localizada no canal interno das vértebras, a medula espinhal é um cordão cilíndrico, que fica logo abaixo das costelas.

A sua função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e coordenando as atividades musculares e reflexos.

Uma lesão na medula é uma emergência médica que necessita de tratamento imediato para reduzir os possíveis efeitos.

Uma lesão na medula pode desenvolver diversas complicações:

> Trombose;
> Infecções pulmonares;
> Risco elevado de infecções do trato urinário;
> Incontinência urinária;
> Perda de sensações;
> Perda do funcionamento sexual (impotência masculina);
> Espasticidade muscular;
> Dor;
> Paralisia dos músculos respiratórios;
> Paraplegia;
> Úlceras.

Testes da vacina de Oxford

A vacina de Oxford, que estava sendo desenvolvida para combater o novo coronavírus, com a colaboração do laboratório AstraZeneca, precisou ser interrompida. De acordo com o anúncio da paralisação, houve a detecção de efeitos colaterais: estavam causando a Mielite Transversal.

Essa doença é uma inflamação que acontece na mielina, que envolve uma parte dos neurônios. Neste caso, em específico, afetando os nervos que saem da medula espinhal, onde seus efeitos poderiam causar paralisia.

É possível confundir medula óssea com medula espinhal, mas é necessário entender que, enquanto a óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral transmitindo os impulsos, por meio do cérebro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde