Medicamento

Por que é necessário tomar as medicações no horário correto?

O Minuto da Saúde desta semana celebra o Dia Nacional do Farmacêutico e destaca a importância deste profissional no cotidiano do paciente

Hoje, 20/1, é celebrado o Dia Nacional do Farmacêutico, data que tem como objetivo dar mais visibilidade ao trabalho desses profissionais, que são essenciais para nossa saúde. Em tempos de Covid-19, eles se tornaram fundamentais na busca por tratamentos seguros e eficazes para combater a doença.

Em unidades gerenciadas pela Pró-Saúde, os farmacêuticos foram protagonistas na assistência aos pacientes durante a pandemia. São esses profissionais que estudam medicamentos e a forma como os indivíduos interagem com eles, sendo responsáveis por elaborar protocolos e garantir a segurança e a eficácia nos tratamento.

O Minuto da Saúde desta semana resolveu homenageá-los, trazendo informações sobre a necessidade de tomar os medicamentos na hora certa. Trata-se de uma série de vídeos curtos publicados nas redes sociais da Pró-Saúde que traz profissionais de saúde para dar dicas ou responder perguntas sobre diversos temas.

Nesta semana, a farmacêutica Tatiana Cavalheiro, do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde em Belém (PA), é quem apresenta as informações. Confira:

Por que é necessário tomar as medicações no horário correto?

Porque é preciso dar tempo para o medicamento realizar o seu papel terapêutico e para que o organismo elimine a medicação. Depois, é necessário repetir o medicamento para continuar com os efeitos recomendados pelos médicos.

Como o farmacêutico auxilia os pacientes no uso de medicamentos?

Após o médico prescrever e sinalizar os horários das medicações, o farmacêutico é quem acompanha o paciente, explicando os efeitos dos remédios e cuidando dos horários em que eles devem ser tomados.

Para saber mais sobre o tema, assista ao vídeo:

Acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde para mais informações de saúde e bem-estar!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde