Pode beber depois da vacina?’: Esclareça as principais dúvidas sobre Covid-19 desde o início da pandemia

Há quase dois anos, em 30 de janeiro de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificava o surto do novo Coronavírus como uma situação de Emergência de Saúde Pública e de Interesse Internacional (ESPII).

No Brasil, o primeiro caso confirmado da doença ocorreu no final de fevereiro de 2020, e agora, em janeiro de 2022, já são mais de 23 milhões de infectados e 622 mil mortos pela doença. Com a nova variante Ômicron, o país atingiu, no dia 19 de janeiro, o recorde de 205.310 novos casos de Covid-19 em 24 horas.

Com o início de uma nova pandemia, e posterior surgimento de variantes da Covid-19 e de outras gripes, como a Influenza (H3N2), todo o período compreendido entre 2020, até hoje, foi marcado por dúvidas sobre o Coronavírus e seus imunizantes. No país, as mais frequentes, de acordo com o principal site de buscas na internet são: “Pode beber depois da vacina?”, “Quando os professores serão vacinados?”, “Como tratar Covid?” e “Sintomas de Covid, o que fazer?”.

Confira as respostas para essas dúvidas:

• Pode beber depois da vacina?

Sim! Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a ingestão de bebidas alcoólicas não implica na redução de eficácia da vacina, e não aumenta o risco de eventos adversos após a imunização.

Apesar disso, o consumo exagerado dessas bebidas, ou seu uso crônico, afeta a ação de remédios e enfraquece o sistema imunológico, facilitando outras infecções. Por isso, beba com moderação.

• Quando os professores serão vacinados?

A distribuição das primeiras doses da vacina para profissionais da educação, ocorreram no início do ano de 2021. Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, aplicaram essa dose nos dias 12 de abril e 24 de maio, respectivamente.

Na maioria dos casos, a dose de reforço passou a ser distribuída no final de 2021, por volta de novembro. Atualmente, as vacinas ainda estão elegíveis para esse público.

• Como tratar a Covid-19?

Apesar dos testes em andamento para produção de remédios para Covid-19, ainda não existe um tratamento contra a doença. No momento, a estratégia é baseada em controlar os sintomas durante a recuperação do corpo.

Por isso, existem remédios capazes de amenizar esses sintomas. Além disso, é essencial que o indivíduo acometido pela doença faça repouso e mantenha-se hidratado.

• Sintomas de Covid, o que fazer?

A doença é marcada por sintomas como tosse, febre, dor no corpo, dor de cabeça, diarreia e alterações no olfato e paladar. Por outro lado, quando o indivíduo é infectado pela variante Ômicron  doença, os sintomas são: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o ideal é que a pessoa com suspeita faça uma consulta por telefone a fim de evitar o contágio. Porém, se não for possível, a SBI orienta a procurar por hospitais, UBS (Unidades Básicas de Saúde) ou Unidades de Pronto Atendimento que tenham centros de triagem para Covid-19.

E para se prevenir, você já sabe: use máscara, mantenha as mãos higienizadas e evite aglomerações! Se tiver contato com alguma pessoa infectada, ou identificar os sintomas, mantenha o isolamento para evitar a disseminação do vírus.

Para mais informações, acesse o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde