Dengue

O risco da dengue aumenta no período das chuvas

Antes do verão, campanhas de prevenção à doença se intensificam. Veja formas de impedir a proliferação do Aedes aegypti

A prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti deve ser feita o ano todo. Embora o transmissor dos vírus da dengue, zika, febre amarela e chikungunya se apresente com maior frequência no verão.

Com o aumento das temperaturas e a volta do período chuvoso em muitas regiões do país, no entanto, o cuidado deve ser redobrado já – há aproximadamente dois meses da estação mais quente do ano. Por esse motivo, campanhas de conscientização e ações de combate ao mosquito da dengue se intensificaram em todo país nas últimas semanas.

De acordo com o Ministério da Saúde, há 931.903 casos prováveis de dengue neste ano, até o início do mês de outubro. No Brasil, só há uma vacina disponível no mercado, que é indicada a pacientes dos 9 aos 45 anos que já tiveram a doença.

A dengue se divide em três formas e a grande maioria das infecções é assintomática. É possível que ela se manifeste de forma benigna, similar à gripe. Com sinais de alarme, onde há alterações na coagulação sanguínea. E de forma grave, raríssima, que pode levar à morte.

Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dores musculares, coceira, manchas vermelhas no corpo e fadiga. E não há tratamento específico para a dengue, logo, o cuidado é focado em amenizar esses sinais da infecção.

Veja formas de evitar a proliferação do mosquito da dengue em sua residência:

> Tampe os tonéis e caixas d’água;
> Mantenha as calhas sempre limpas;
> Deixe ralos limpos e mantenha as lixeiras tampadas;
> Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
> Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
> Limpe os potes de água dos animais;
> Evite sempre a água parada.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde