Colesterol Alto

Entenda o que gera o colesterol alto e quais são os principais riscos

No dia 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data criada para reforçar a importância e necessidade dos cuidados com o colesterol, uma das principais causas para doenças cardiovasculares, como infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,5% da população brasileira possui índices de colesterol elevado. Além disso, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 41% dos brasileiros não estão preocupados com o seu colesterol e 11% nunca afirma nunca ter medido seus níveis.

O colesterol é uma gordura (lipídio) produzida 70% pelo organismo e 30% pela dieta e não é, necessariamente, prejudicial à saúde. Trata-se de um elemento fundamental na produção de hormônios e manutenção do funcionamento normal do corpo.

Nosso sangue transporta o colesterol de duas formas: pelas Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL) e Lipoproteínas de Alta Densidade (HDL). O primeiro é conhecido como colesterol ruim, por transportar os lipídios para as artérias, podendo causar entupimentos caso esteja em excesso. Já o HDL é considerado bom, uma vez que retiram o colesterol das artérias e levam para o fígado.

Os altos níveis de LDL ocorrem por maus hábitos alimentares e de saúde, como o consumo excessivo de gorduras saturadas e gorduras trans. Elas estão presentes em alimentos de origem animal como carnes, ovo e laticínios e ultraprocessados como biscoitos recheados, margarina e salgadinhos.

Ele também pode ser hereditário, por isso é fundamental evitar o sedentarismo e praticar exercícios físicos regularmente. Além disso, doenças como obesidade e diabetes são fatores de risco para os altos índices.

Por não manifestar sintomas, o colesterol alto muitas vezes passa despercebido e só é descoberto depois que a situação se agrava. Portanto é essencial fazer exames regularmente, manter uma alimentação saudável e se manter ativo!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde