sepse

O que é Sepse?

Com taxa de letalidade de 55%, a doença é uma das principais causas de óbitos em Unidade de Terapia Intensiva no mundo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 11 milhões de pessoas no mundo morrem a cada ano por Sepse. Mas o que é essa doença?

Conhecida antigamente como infecção generalizada ou septicemia, a Sepse é uma resposta indevida do próprio organismo para uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão do corpo humano. Essa resposta pode gerar o mau funcionamento de um ou mais órgãos, com risco de morte se não for descoberta e tratada rapidamente.

Qualquer pessoa pode desenvolver a doença. No entanto estão mais propícios prematuros, crianças abaixo de um ano e idosos acima de 65, paciente imunodeprimidos ou com doenças crônicas, usuários de álcool e drogas e pacientes hospitalizados.

Como a Sepse é diagnosticada?

O diagnóstico é feito a partir da identificação do foco infeccioso e presença de sinais de mau funcionamento dos órgãos. Não há exames específicos, mas sim aqueles voltados para a identificação da presença de infecção, como por exemplo hemograma, e para a identificação do foco, com exames de urina e radiografia de tórax.

O tratamento da doença é realizado por uso de antibiótico na veia. Pode ser necessário ainda outros tratamentos, dependendo da gravidade do paciente, como por exemplo, oxigênio, soro e outros medicamentos para manter a pressão arterial.

A Sepse tem taxa de letalidade de 55%, sendo umas das principais causas de óbitos em Unidade de Terapia Intensiva no mundo. No último domingo, 13/9, foi celebrado o Dia Mundial da Sepse, que tem como objetivo alertar a população sobre o diagnóstico precoce. Por isso, fique atento aos sintomas:

> Febre acima de 38 graus;
> Frequência cardíaca acima de 90 bpm em repouso;
> Frequência respiratória aumentada;
> Pressão baixa;
> Falta de ar;
> Sonolência ou confusão mental.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde