transtorno de borderline

O que é o transtorno de borderline e como ele se manifesta?

Diagnóstico presente em até 6% da população adulta mundial causa surtos de raiva e afeta a saúde mental por completo

Também conhecido como transtorno de personalidade limítrofe, o transtorno de borderline tem como característica as instabilidades emocionais, que fazem as pessoas irem do “céu ao inferno” em um mesmo dia.

De acordo com estimativas de pesquisas norte-americanas, o transtorno está presente em cerca de 1% a 6% da população adulta mundial e é mais comum em mulheres.

A expressão “borderline” vem do inglês e significa estar no limite ou na borda. Apesar de parecido com a bipolaridade, o transtorno de borderline se diferencia pelas oscilações diárias e está acompanhada de crises de raiva, que faz com que a pessoa aja por impulso.

Nesses casos, as consequências da raiva pouco importam e acabam machucando a si e às pessoas próximas, às vezes de forma simultânea.

Destacamos as manifestações mais comuns do transtorno de borderline:

– Descontar a raiva em xingamentos, agressões e automutilações;
– Agir de maneira irresponsável e apresentar vícios (tabagismo, jogos de azar, álcool);
– Presença de depressão e ansiedade;
– Tentativas de tirar a própria vida. Suicídios ocorrem em cerca de 10% das pessoas com o transtorno, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Qualquer conflito pode gerar um surto, pois pessoas com borderline se sentem em constante medo da rejeição e abandono, o que diminui a autoestima e as tornam mais dependentes emocionalmente.

O transtorno de borderline se manifesta em pessoas que tiveram que lidar com conflitos emocionais difíceis durante a vida e sobretudo na infância, como casos de violência e perda de familiares.

Se há sintomas do transtorno de borderline é primordial a ajuda de psicólogos e psiquiatras, os únicos profissionais capazes de diagnosticá-lo e conduzir o tratamento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde