Dieta Flexível

O que é dieta flexível?

A dieta flexível If it fit your macros (IIFYM), que em tradução livre significa “se couber nos seus macros (nutrientes)”, se baseia em calcular a quantidade de macronuttrientes como proteínas, gorduras, carboidratos e fibras que uma pessoa pode ingerir por dia.

A dieta flexível parte do princípio da liberdade de escolha dos seus próprios alimentos, desde que eles se encaixem dentro do limite de macronutrientes ideal para seu corpo.

Os macronutrientes são os nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia para o nosso corpo. Quando sabemos a quantidade exata do que podemos consumir diariamente, fica muito mais fácil poder contar as calorias de nossas refeições e, consequentemente, não extrapolar esse limite.

Os macronutrientes são definidos assim:

• Proteína: possui 4 kcal para cada grama;
• Carboidrato: possui 4 kcal para cada grama;
• Gordura: possui 9 kcal para cada grama.

Conhecendo a tabela acima, basicamente, para uma pessoa saber a quantidade de calorias de um alimento, basta somar a quantidade de proteína, carboidrato e gordura, multiplicando pelos seus respectivos valores de calorias.

Para seguir esse plano alimentar, o médico ou nutricionista utiliza um método que leva em conta o peso, altura e frequência de exercícios físicos praticado pelos pacientes. Com esses dados, o plano alimentar da dieta flexível indicará qual é a quantidade exata de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras que devem ser ingeridos em um dia.

Por isso, toda e qualquer dieta deve ser orientada por um profissional da área para que não haja prejuízos à saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde