O que é amigdalite e como tratar

amigdalite

O processo inflamatório e infeccioso das amígdalas pode ocorrer em qualquer faixa etária

A amigdalite é uma inflamação das amígdalas, localizadas no fundo da boca. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou pelos dois ao mesmo tempo.

As amígdalas fazem parte do sistema imunológico, ajudando na produção de anticorpos para combater infecções. No entanto, elas não são essenciais na defesa do organismo. Por isso, muitas pessoas que apresentem casos frequentes de amigdalite podem realizar o procedimento cirúrgico de remover as amígdalas.

Os sintomas mais comuns da amigdalite são:

> Febre
> Tosse
Dor de garganta;
> Dificuldade ou dor ao engolir;
> Pus ou placas vermelhas nas amígdalas;
> Mau hálito;
> Nódulos ou ínguas no pescoço;
> Dor de cabeça.

Para evitar a doença, é importante lavar sempre as mãos com água e sabão, não compartilhar talheres e copos com pessoas com sintomas de gripe. Evitar fumar e contato com fumaça também é recomendado para evitar a contaminação.

O tratamento pode ser feito com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Nos casos em que é possível determinar que é uma bactéria que está causando a doença, podem ser receitados antibióticos. Por isso, no caso de sintomas, procure um médico otorrinolaringologista.

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts