Síndrome do Ovários Policísticos

O que é a Síndrome do Ovário Policístico?

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP), é um distúrbio endócrino que provoca a alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários, que fazem com que eles aumentem de tamanho. Os sintomas podem ser:

> Fluxo menstrual irregular
> Aumento de pelos no rosto, seios e abdômen;
> Obesidade;
> Acne.

No geral a SOP aparece entre os 20 e 30 anos. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, calcula-se que 20% a 30% das mulheres tenham ovário policístico, embora apenas de 6% a 10% delas manifestem a síndrome.

Para que se tenha um diagnóstico é necessário a realização de exames clínicos e ultrassom, que deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia do ciclo menstrual.

O tratamento deve ser prescrito pelo médico e, geralmente, se concentra na gestão dos sintomas e complicações. A prescrição de medicamentos podem ser para:

> Regular seu ciclo menstrual, como pílulas anticoncepcionais;
> Reduzir os níveis de insulina e prevenir diabetes tipo 2;
> Ajudar na ovulação, como os indutores de ovulação;
> Reduzir o crescimento excessivo de pelos, como inibidores de hormônios andrógenos.

Até o momento não foi descoberta a cura para a Síndrome do Ovário Policístico, entretanto com o controle dos sintomas é possível prevenir os problemas associados. Ao identificar qualquer alteração ou sintomas, procure seu médico!

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde