Pantera-Negra

O que é a doença de Crohn e quais os sintomas?

Risco para o câncer de intestino, que causou a morte de Chadwick Boseman, protagonista do filme “Pantera Negra”, a doença de Crohn pode ser mais comum do que aparenta.

Caracterizada como uma Doença Inflamatória Intestinal (DII), trata-se de uma síndrome crônica que pode afetar todo o sistema digestivo. O diagnóstico é complexo, e exige diversos exames clínicos e laboratoriais.

Junto com a Colite Ulcerativa, a doença de Crohn é um dos principais tipos de DII. De acordo com a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), as doenças somadas afetam cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Sua incidência é maior nas faixas etárias entre 20 e 40 anos, e entre os fumantes, porém as causas ainda são desconhecidas. Acredita-se que a doença pode ser causada por uma desregulação do sistema imunológico, que envolve fatores genéticos, infecciosos e alimentares.

A inflamação causada pela doença de Crohn afeta todas camadas da parede intestinal, causando os seguintes sintomas:

> Dor abdominal associada à diarreia (com ou sem sinais de muco e sangue);
>Febre;
>Perda de peso;
>Enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes.

A doença de Crohn varia de casos leves a graves, assim como os seus sintomas. Em casos graves, podem ocorrer também dores nas juntas, aftas, lesões na pele, inflamações nos olhos, pedras nos rins e na vesícula. Se não tratada, a doença pode levar à morte.

Embora não tenha cura, é possível levar uma vida praticamente normal em casos mais leves, com o uso de medicação e cuidados adequados.

Para os portadores da doença, a recomendação é evitar alimentos ricos em gordura, comidas picantes e condimentos, produtos ricos em fibras, leites e outros laticínios, além de vinhos e cervejas, uma vez que agem como estimulantes para o intestino.

Foto: Reprodução

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde