Doenças cardiovasculares matam

Doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, faça o Quiz da Pró-Saúde para testar seus conhecimentos sobre o tema

Nesta segunda-feira (8), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data que busca a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, líderes de mortalidade no país segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O colesterol em níveis elevados pode dar origem a outras complicações como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) – “derrame” – ou, até mesmo, infarto agudo. Geralmente, ambas patologias são ocasionadas pelo acúmulo de gordura nas artérias do nosso corpo, fato popularmente conhecido como colesterol alto.

Sobre o colesterol

Apesar dessas complicações, o colesterol também pode trazer benefícios ao corpo, isso porque existem dois tipos.

O primeiro é chamado de HDL (do inglês, Low Density Lipoprotein), considerado como colesterol “bom”, que previne o acúmulo de gordura no corpo, sendo produzido pelo fígado e obtido por meio da alimentação.

Já, o LDL (do inglês, High Density Lipoprotein), tipificado como um colesterol “ruim”, é obtido através de uma alimentação rica em gordura saturada e trans, que são acumuladas nas artérias, aumentando as chances do surgimento de doenças que podem ocasionar infarto e AVC.

Principais formas de prevenção

Para que o colesterol possa ser aproveitado pelo corpo, é necessário adotar hábitos saudáveis, tanto na alimentação, quanto no estilo de vida. Confira abaixo algumas dicas:

• Não fumar;
• Beber moderadamente;
• Realizar exercícios físicos;
• Reduzir o consumo de alimentos industrializados;
• Dar preferência para a ingestão de alimentos ricos em ricos em HDL, como o abacate.

Agora que você já sabe o que é colesterol e os riscos dessa doença, que tal testar os seus conhecimentos com o nosso QUIZ? Clique aqui e confira se você já está expert no assunto!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde