Verão

Cardápio de verão: dicas de alimentação saudável na estação mais quente do ano

Enquanto muitos se preparam para o frio, que chega com tudo na região sul e sudeste, o Norte do país se anima para curtir a estação mais quente do ano, com muito sol e calor!

Durante o verão é importante observar alguns cuidados para não comprometer a saúde, principalmente em relação à hidratação. Por isso, reunimos algumas dicas de alimentação para este período, afinal, não são apenas as roupas que devem ser mais leves no verão, mas a alimentação também. Confira!

– Quais alimentos evitar?

Evite alimentos não refrigerados, especialmente na praia, principalmente por ficarem muito tempo fora do ambiente de refrigeração como queijos, camarão e sanduíches. Modere o consumo da bebida alcoólica, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, comprometendo assim a hidratação e são pobres em valor nutritivo.

– Qual o melhor alimento para consumir na praia?

As frutas cítricas e tropicais, chás gelados, água de coco e sucos naturais produzidos em casa, de preferência sem açúcar são as melhores opções. Sanduíches naturais com pão de forma integral ou pão sírio integral, barra de cereal caseiras e cookies integrais também são boas opções.

– E para as crianças, quais os alimentos mais indicados?

No caso das crianças o importante é garantir que elas consumam alimentos leves e nutritivos, com cardápios saudáveis. Entre as opções estão as frutas ou doces a base de frutas, sorvetes de fruta no palito, salada de frutas, gelatinas e vitaminas de frutas.

– Quais as carnes mais indicadas?

Carnes brancas e cortes de carne bovina magra, grelhados, cozidos e assados são as mais indicadas. Evite frituras, que não combinam com o clima quente do verão e são extremamente calóricas.

E atenção, mesmo com a flexibilização de algumas medidas de restrição, não podemos relaxar na prevenção ao novo coronavírus. Além das máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações, tenha atenção também com a higienização dos alimentos para combater a contaminação pela Covid-19.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde