Agosto Dourado: Campanha promovida no próximo mês reforça a importância do aleitamento materno

Estamos entrando no mês de agosto, período do ano de campanhas que intensificam as ações de promoção e apoio ao aleitamento materno. Conhecido como “Agosto Dourado”, a campanha relaciona a cor de forma simbólica ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O mês de agosto também é marcado pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, conhecida pela sigla SMAM, celebrada de 1 a 7/8, sendo uma campanha global em comemoração à Declaração de Innocenti de 1990, que começou em 1992 a incluir de forma anual temas em toda a sociedade sobre os benefícios da amamentação para as mães e bebês, além dos direitos, ciência e educação envolvidos.

Campanha em 2021

Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde traz o tema “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”, com o objetivo de mobilizar a sociedade em favor do aleitamento materno, redução das taxas de mortalidade infantil e no crescimento e desenvolvimento mais saudável das crianças.

Em 2020, o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição (Enani) revela que a prevalência de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de quatro anos aumentou de 4,7%, em 1986, para 60%, em 2020. Nos bebês menores de seis meses, o aumento foi de 2,9% para 45,7%.

“A gente recomenda, em conjunto com as organizações internacionais, com a OMS, a continuidade de aleitamento materno, mesmo em casos em que a mãe é confirmada para Covid-19”, esclarece Janini Ginani, coordenadora geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/MS.

A coordenadora também informou que dados atualizados do Enan estão sendo levantados e possibilitarão observar os impactos da pandemia de Covid-19 na amamentação.

Materno-Infantil de Barcarena

No Pará, na região do Baixo Tocantins, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, uma programação especial terá início da próxima semana.

Durante os próximos dias o HMIB contará com palestras, dinâmicas interativas, atividades lúdicas, oficinas e rodas de conversas. As atividades serão realizadas entre os dias 2 e 6 de agosto na própria unidade, respeitando todas as diretrizes de segurança.

A nutricionista e responsável técnica do Banco de Leite Humano do Materno-Infantil de Barcarena, Danielly Sousa, destaca que a amamentação deve ser compreendida como uma responsabilidade compartilhada.

“A ação vem para reforçar sobre o papel do aleitamento materno e como ele contribui para a sobrevivência, saúde e desenvolvimento saudável do bebê. As palestras e atividades serão interativas para engajar e estimular a promoção e proteção da amamentação e educação em saúde. Quando todos se envolvem pela causa, ela ganha mais força”, pontua a profissional.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde