Hospital Bom Pastor realiza cirurgias oftalmológicas

Ao longo da semana foram agendadas mais de 200 cirurgias na unidade
Em convênio com a Prefeitura de Guajará-Mirim (RO), o Hospital Bom Pastor iniciou nesta quarta-feira (17), uma série de procedimentos cirúrgicos para catarata e pterígio, lesões oculares que dificultam a visão. As ações fazem parte do Projeto Ver e Sorrir, serão mais de 200 cirurgias realizadas até o dia 22 de dezembro.

O projeto foi possibilitado por meio de emenda parlamentar destinada pelos senadores Acir Gurgacz e Marcos Rogério, com intermédio do vereador Augustinho Figueiredo. O prefeito de Guajará-Mirim, Fábio Netinho, esteve na unidade acompanhando as consultas e o início dos trabalhos.

Ricardo Alves, diretor do Hospital Bom Pastor, alerta para as vagas disponíveis na unidade. “São 133 cirurgias de Catarata e 74 cirurgias de Pterígio. Nós ainda temos vagas para receber aqueles que precisam desse procedimento cirúrgico oftalmológico, principalmente a população indígena”, disse.

O período de consultas se encerrou nesta quarta-feira, quando as cirurgias se iniciaram. As cirurgias serão realizadas até o dia 22 de dezembro de 2025.

Como funciona

O paciente deve ir ao posto de saúde para receber a indicação do diagnóstico com suspeita de catarata ou pterígio. Em seguida, a SEMSAU (Secretaria Municipal de Saúde) realiza a troca de guia de encaminhamento para consulta no Hospital Bom Pastor.

Após o direcionamento, o paciente é atendido por um oftalmologista na unidade para receber o diagnóstico final. Caso seja constatado Catarata ou Pterígio, a cirurgia é agendada, do contrário, é realizado o encaminhamento para tratamento em outra unidade de saúde.

O Hospital Bom Pastor realiza cirurgias para o Projeto Ver e Sorrir desde 2024, realizando cirurgias oftalmológicas. Além das ações deste ano, há ainda a expectativa de que, caso haja a sequência do projeto em 2026, a unidade também faça parte.

Sobre o Hospital Bom Pastor

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o Hospital Bom Pastor atende toda a população de Guajará-Mirim, com foco na saúde indígena. São 62 aldeias localizadas da cidade e região e milhares de pessoas atendidas ao longo dos anos.

Nesse contexto, o Bom Pastor realiza atendimento humanizado, que respeita as diferenças culturais e acolhe o conhecimento dos povos originários. Hoje, a unidade realiza atendimentos de baixa e média complexidade aos indígenas.