Pílula 96 – Qual é a importância da Gestão de Fornecedores?

De acordo com o Código de Ética e de Conduta da Pró-Saúde, o relacionamento com terceiros fornecedores de bens e serviços será regido pelos princípios da ética, transparência, isonomia, responsabilidade socioambiental, na função social, na probidade e na eficiência.

Os fornecedores têm um papel de destaque no pleno funcionamento da cadeia produtiva, ou seja, são eles que garantem a disponibilidade de matéria-prima e a prestação de serviços essenciais, permitindo, dessa forma que o negócio possa estruturar um crescimento sustentável no médio e longo prazo.

Não há nenhum exagero em afirmar que a gestão de fornecedores é mais do que uma atividade operacional, é uma tarefa estratégica.

Quando executados de forma eficiente, com base em diretrizes claras e alinhadas às normas da organização, os processos terceirizados geram resultados cada vez mais expressivos.

Os fornecedores são essenciais à continuidade dos negócios, mas é preciso tomar cuidado com os riscos de Compliance.  

O sucesso da cadeia de suprimentos vai muito além do abastecimento no prazo combinado, e é preciso estabelecer boas práticas de relacionamento para assegurar a integridade e a competitividade da empresa.

Ao contrário do que vários colaboradores podem pensar, a área de Integridade possui um papel essencial na verificação desses terceiros, antes e durante o relacionamento com a entidade.

Como o Programa de Integridade pode ajudar na gestão de fornecedores? 

A gestão de fornecedores é um desafio inadiável. Os gestores mais engajados já perceberam que a qualidade da cadeia produtiva, em seus mais diversos pontos de contato, está diretamente associada à velocidade com que a empresa é capaz de crescer, ou seja, bons relacionamentos comerciais são o combustível do desenvolvimento sustentável.

Em termos gerais, o Programa de Integridade deverá incluir a gestão de terceiros e a realização de procedimentos de Due Diligence passa a ser essencial para o entendimento desses vínculos.

O resultado dessa combinação de procedimentos é, sem dúvida, altamente positivo. Cria-se um sistema que dá a garantia de que todos os agentes cumpram com as suas atribuições e preservem os interesses da empresa e não os seus próprios interesses.

Todos os nossos colaboradores, devem observar as diretrizes do nosso Código de Ética e de Conduta e demais normativas que versem sobre o relacionamento com Fornecedores e Prestadores de Serviços.

Soube de alguma violação ao nosso Código de Ética e de Conduta? Faça seu registro via Canal de Denúncia. As apurações são sigilosas e o anonimato é garantido.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Faça sua pergunta pelo Canal de Consulta Ética.