Home » Pílula 94 – Compliance na área da saúde. Entenda o que é

Pílula 94 – Compliance na área da saúde. Entenda o que é

O compliance no setor da saúde se torna fundamental quando a intenção é manter a credibilidade da instituição frente à sociedade. A prática garante a conformidade com leis e regulamentos, dando mais transparência na gestão, nas relações e, com isso, trazendo mais qualidade e segurança na relação com os pacientes e todo o público relacionado.

Na esfera pública, evidencia-se a necessidade de atendimento às regulamentações e da cautela necessária ao lidar com eficiência na gestão de recursos públicos.

Entretanto, na área privada de saúde suplementar, o compliance vem ganhando cada vez mais importância, se revelando como um aliado da gestão no combate a condutas irregulares e perdas financeiras.

Por que implantar compliance na saúde? 

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em conjunto com a empresa PwC Brasil, só em 2016 as fraudes envolvendo hospitais e operadoras de planos de saúde chegaram a R$ 20 bilhões.

Infelizmente, ainda existem condutas antiéticas que são encontradas no setor de saúde. O caminho para combatê-las é a adoção de uma cultura de compliance que exija, além do respeito as normativas a adoção de uma cultura ética, íntegra e idônea.

Na Pró-Saúde, o Programa de Compliance vem sendo implementado de forma exitosa. As iniciativas são diversas, desde treinamentos, apurações de denúncias e auditorias, exatamente para reforçar a mensagem da conduta que esperamos de nossos colaboradores e público relacionado.

Todos os nossos funcionários devem observar as diretrizes do nosso Código de Ética e de Conduta, o qual apresenta as principais diretrizes quanto aos temas mais relevantes.
Tem alguma dúvida sobre o tema? Faça sua pergunta pelo Canal de Consulta Ética. 

Dessa forma, caso você se depare com uma situação de desrespeito ao Código de Ética e de Conduta é importante que seja feito um registro no Canal de Denúncia, para apuração adequada. O anonimato do denunciante é garantido e as apurações são sigilosas.

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde