Pílula 88 – Você sabe o que é avaliação de riscos?

As auditorias são procedimentos extremamente importantes em qualquer modelo de gestão, pois geram dados que apoiam a tomada de decisão. Na Pró-Saúde, as auditorias são realizadas conforme diretrizes contidas no Código de Ética e de Conduta e produzem informações para diversas áreas, entre elas a Integridade.

O processo de auditoria é importante para que a entidade também seja capaz de atestar a eficiência e os pontos de melhoria dos processos e procedimentos internos. Um deles é conhecido como avaliação de riscos.

Mas o que é avaliação de riscos?  

Por definição, a avaliação de riscos é um processo que visa a identificação dos pontos de maior vulnerabilidade da instituição ou de uma atividade.

Quais são os principais objetivos da avaliação de riscos? 

Alinhar o risco e estratégia – avaliação do risco que a organização está disposta a correr por seus objetivos com a análise das estratégias realizadas a partir dos instrumentos da gestão de riscos;
Fortalecer decisões em resposta aos riscos – estabelecimento de procedimentos rigorosos para a identificação e a mensuração de riscos, bem como para a definição das medidas adequadas em resposta a eles;
Reduzir surpresas e prejuízos operacionais – redução da incerteza, identificando eventos em potencial e definindo respostas apropriadas a fim de diminuir custos econômicos, operacionais e reputacional relacionados a ameaças;
Transformar incerteza em relação a eventos negativos em oportunidades – garantia de respostas prévias às incertezas para beneficiar a tomada de decisão em momentos críticos e direcioná-la para a descoberta de oportunidades competitivas;
Otimizar o capital empregado – avaliação eficaz dos investimentos necessários diante das incertezas, alocando o capital de modo a extinguir desperdícios e insuficiências.

Qual é o papel das lideranças na avaliação de riscos? 

Independente do processo ou do recurso que se pretende implementar, é fundamental que os líderes reconheçam a sua importância. Essa é a única maneira de garantir que a solução receberá o apoio e a atenção necessária.

No que diz respeito à avaliação de riscos, é fundamental que a liderança da Pró-Saúde reconheça a sua relevância a fim de que os recursos financeiros e humanos previstos para a sua implementação e manutenção sejam disponibilizados. E devem esclarecer, por exemplo, os seus atuais critérios de análise de riscos e todos os aspectos formais envolvidos no processo.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Faça sua pergunta pelo Canal de Consulta Ética.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde