Pílula 39 – Ferramentas para esclarecimentos de dúvidas e registros de denúncias

A Pró-Saúde disponibiliza, como parte do Programa de Integridade, ferramentas aos colaboradores, prestadores de serviço e público em geral para esclarecer dúvidas e atender a possíveis questionamentos. São elas:

• Código de Ética e de Conduta:
Encontra-se disponível para consulta no site da entidade e regulamenta condutas norteadas na missão, visão e valores da instituição.

• Canal de Denúncias:
Trata-se da ferramenta para o registro de denúncias ou relatos sobre fatos contrários à lei, ao Código de Ética e de Conduta ou demais práticas internas da entidade.

Nele é garantido o anonimato de qualquer pessoa que tenha registrado a denúncia e nos casos em que o denunciante opte por identificar-se espontaneamente, é garantida a não-retaliação.

O Canal é gerenciado por uma empresa independente e encontra-se disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele pode ser acessado por meio do telefone 0800 878 9019 ou pelo Canal Integro.

Canal de Consulta Ética:
Trata-se do serviço oferecido pela Pró-Saúde para esclarecimentos de dúvidas e pedir informações sobre a legislação ou políticas internas da entidade.

Alguns exemplos de questionamentos feitos no Canal de Consulta Ética são: Posso compartilhar senhas com meus colegas de trabalho? Posso me manifestar em redes sociais em nome da Pró Saúde? Posso compartilhar imagens que não tenham sido divulgadas nos canais oficiais da Pró Saúde?

• Cartilhas:
Com a finalidade de trazer esclarecimentos e elucidar dúvidas sobre temas relevantes, são disponibilizadas cartilhas no site da Pró-Saúde como ação de fortalecimento dos valores de Integridade e Governança Corporativa.

Tratam-se de materiais educativos sobre os temas, buscando a prevenção e reforçando pontos relevantes do Código de Ética e de Conduta.

A primeira delas trata-se da Cartilha sobre assédio moral e sexual, que visa esclarecer sobre condutas e fornecer orientações de como prevenir e o que fazer em situações que envolvam tais temas, além de informações da legislação vigente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde