Pílula 32 – O poder das palavras no sucesso de uma organização

Que as palavras têm superpoderes, todo mundo já sabe. Haja vista uma simples conversa, muitas vezes, é capaz de mudar o humor de uma pessoa e, até mesmo, melhorar o seu dia.

E, assim em como qualquer outra situação, o cuidado com as palavras proferidas no ambiente profissional também é fundamental para a construção de um relacionamento sólido, pautado pelo respeito, empatia, confiança e cooperação.

Para isso, porém, simples atitudes já se fazem suficientes para surtir grandes efeitos. Se colocar no lugar do outro antes de atacá-lo, evitando julgamentos, insultos, fofocas, intrigas ou maneiras de diminui-lo moralmente, por exemplo, é um exercício diário que pode contribuir, e muito, não só para uma convivência harmoniosa, como para a melhora da produção, conforme apontam inúmeros estudos científicos sobre o assunto.

Na Pró-Saúde, tal comportamento, mais do que uma conduta ética e moral, é regra: todos os colaboradores devem ser tratados com respeito e dignidade, reproduzindo tal comportamento também perante às pessoas com as quais se relaciona em função do trabalho. Isso porque a  Instituição preza pelo respeito nas relações profissionais e não tolera qualquer tipo de assedio no local de trabalho.

Cabe ressaltar que por mais necessário que seja estar em conformidade com as leis, os valores éticos devem ser estimulados nas ações do dia a dia.

Afinal, ter uma conduta ética é saber construir relações de qualidade com colegas, chefes e subordinados, contribuindo para bom funcionamento das rotinas de trabalho e para a formação de uma imagem positiva da instituição perante os públicos de interesse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde