Pílula 113 – Para que serve o checklist de Due Diligence de terceiros?

O foco do processo de Due Diligence é traçar o perfil do fornecedor e confirmar se os dados disponibilizados na transação em questão são válidos.

Essa análise geral é feita para entender o contexto da empresa, ou seja, a realidade da companhia, seus riscos e oportunidades.

É preciso elaborar questionamentos distintos para cada caso, com o objetivo de coletar o máximo de dados para criar um bom embasamento para a tomada de decisões.

Informações cadastrais 

As informações cadastrais são muito relevantes. Portanto, é importante saber se a empresa está devidamente registrada e se a situação é regular perante os órgãos públicos de fiscalização. Ou seja, é importante avaliar se existem impedimentos em relação às atividades, além de ser necessário averiguar, também, se o porte condiz com o que é divulgado no mercado.

Situações administrativa, fiscal, trabalhista, previdenciária e ambiental 

Para avaliar outras situações, é possível consultar outras certidões nos domínios do Ministério da Economia, Poder Judiciário (como a Justiça do Trabalho), FGTS (Caixa Econômica Federal), Secretarias de Fazenda do Estado ou Município de atuação da empresa, Ministério do Meio Ambiente e IBAMA, além dos demais órgãos dessas naturezas, em nível estadual e/ou municipal.

Relação com a administração pública 

Nesse caso, temos como fontes seguras o Portal da Transparência (gerido pela Controladoria Geral da União e pelos órgãos correspondentes a nível municipal e estadual), o  Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP), o Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS ), Acordos de Leniência, entre outras.

Análise reputacional 

A análise reputacional é de extrema importância, já que a empresa pode estar vulnerável a riscos de integridade. Nessa categoria de análise é preciso entrar em detalhes, como apurar publicações em mídias consideradas negativas, que citam a empresa.
Diversas ferramentas de dados podem fornecer uma consulta completa a partir de buscas por palavras-chaves.

O que fazer depois do checklist de Due Diligence

O relatório de análise vai definir o grau de exposição aos riscos de Compliance, e isso que vai direcionar os próximos passos, ou seja, de classificação ou desclassificação do terceiro.
Tem alguma dúvida sobre o tema? Faça sua pergunta pelo Canal de Consulta Ética.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde