Voluntários parceiros do HEAPN passam por treinamento

Há quase 14 anos, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), no Rio de Janeiro (RJ), conta com a ajuda de um grupo de voluntários que desenvolve um lindo trabalho de amor ao próximo. Ao todo, 80 pessoas atuam dentro da unidade, seguindo uma organizada escala de serviço voluntariado. Todos usam crachá, blusa e jaleco, além de assinarem um livro que controla a entrada e a saída do voluntário em cada setor do hospital.

Pacientes e familiares procuram os voluntários do HEAPN para pedir roupas, calçados e principalmente uma palavra de conforto. Eles também ajudam idosos, brincam com as crianças e fazem companhia ao paciente internado. “Aprendemos muito com cada experiência, com cada história”, afirma a coordenadora dos voluntários Georgina Saldanha.

Para valorizar ainda mais esse trabalho, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizou um treinamento com 41 desses voluntários. No evento, os enfermeiros Juliana Miranda e Erivelto Bastos ensinaram a conduta correta ao visitar um paciente. O grupo aprendeu procedimentos de higiene hospitalar, sendo convidado para participar do projeto “Voluntários Parceiros do SCIH”. Nessa primeira etapa da organização dos grupos, eles estão na recepção do CTI Adulto em contato direto com os familiares do paciente. O objetivo é explicar os procedimentos durante a visita ao leito, como por exemplo, higienizar as mãos antes e depois do contato com o paciente, evitar uso de adornos (anéis, pulseiras e relógios), não levar alimentos para o CTI, dentre outros. “Os voluntários são responsáveis e atenciosos, não apenas orientam, mas também acolhem o familiar que está fragilizado. Aos poucos, eles serão inseridos em outros projetos”, afirma a enfermeira do SCIH Juliana Miranda.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde